Hospital Regional dos Caetés registra mais de 29 mil atendimentos em reabilitação em 2023
Referência da assistência de média e alta complexidade para várias especialidades aos usuários do nordeste paraense, a gestão do Complexo Hospitalar dos Caetés destaca a importância da fisioterapia, como parte da equipe multiprofissional, no processo de reabilitação de seus pacientes, com balanço significativo de 29.309 atendimentos, em 2023, sendo que 1.040 consultas e 28.269 sessões de fisioterapia.
O serviço começou a ser oferecido em setembro de 2022, e até dezembro desse mesmo ano, foram realizados 3.756 atendimentos, sendo 2.360 consultas e 1.396 sessões de fisioterapia. Entre os usuários assistidos está Lorena Cleia da Costa Silva, 28 anos, residente no município de Santa Luzia do Pará, que fica a 47 km do município de Capanema. Ela elogiou o atendimento recebido.
“Faz cinco meses que faço fisioterapia devido uma lesão no ombro, e vinha sentindo muitas dores, tomando bastante medicamentos, e hoje obtive uma evolução muito significativa que consigo ver nas pequenas coisas como ato de pentear os cabelos. Cada degrau é uma vitória”, ressaltou a usuária ao destacar ainda “o excelente atendimento desde a Recepção, toda equipe de fisioterapeutas e os demais profissionais da unidade hospitalar’’.
Lorena cleia 28 anosA fisioterapeuta Carina Alves, que acompanhou de perto o tratamento de Lorena, enfatizou que ‘’a paciente foi admitida para tratamento fisioterapêutico, após sofrer luxação de ombro, durante a prática de musculação”. A profissional complementou que, inicialmente, a paciente apresentava dor local e limitação funcional para mobilidade do membro superior. A usuária atua como odontóloga, portanto, sua lesão gerou um grande impacto na sua funcionalidade. Ela destaca ainda que, após reabilitação fisioterapêutica, a paciente conseguiu retornar para as suas atividades profissionais e também para a prática de musculação, com as adaptações necessárias.
A fisioterapeuta explicou que em 2023, a maioria dos casos atendidos na fisioterapia foi de pacientes de trauma ortopédico decorrente de acidentes automobilísticos ou quedas, além de pacientes neurológicos como doença de Parkinson, com sequelas pós acidente vascular cerebral e pós-traumatismo cranioencefálico.
Serviço: O CHC integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: telefone: (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC