Projeto Mundiar incentiva jovens e adultos a retomarem os estudos
O sonho de concluir mais uma etapa dos estudos foi realizado por 96 estudantes de quatro escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio do Projeto Mundiar. Uma cerimônia de formatura realizada na última sexta-feira (02), no auditório da Escola Estadual Costa e Silva, em Belém, marcou o coroamento do esforço de estudantes das Escolas Princesa Isabel, Hilda Vieira, Cornélio de Barros e também de duas turmas da Escola Costa e Silva.
Ramon Souza, de 27 anos, voltou para escola depois ter abandonado os estudos por sete anos para trabalhar como office boy. Ele concluiu o Ensino Médio pela Escola Cornélio de Barros e tem planos para o futuro. "Agora é seguir em frente nos estudos e realizar o sonho de me tornar advogado", disse.
Para Annefrid Monteiro, 14 anos, concluir o Ensino Fundamental pelo Mundiar foi um despertar para a vida acadêmica. "Com a metodologia de teleaula eu aprendi a gostar de estudar e, a partir daí, aprendi de verdade os conteúdos das aulas", disse a estudante da Escola Princesa Isabel, no bairro da Jaderlândia, que pretende continuar os estudos para se tornar enfermeira.
A gestora da Unidade Seduc na Escola (USE 7), Selma Ferreira, disse que sete das 19 escolas da sua jurisdição têm o Mundiar e estão com todas as turmas fechadas para 2018, exceto a Escola Hilda Vieira, que ainda dispõe de algumas vagas. "É uma modalidade de ensino que defendo muito, pois permite aos estudantes que corrijam distorção idade/ano, além de trazer muitos alunos de volta para a escola", destacou.
O Mundiar é um projeto executado pela Seduc, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de corrigir a distorção escolar idade/ano e reduzir a repetência e a evasão de alunos da rede pública de ensino. Podem ingressar no Mundiar para concluir o Ensino Fundamental alunos a partir de 13 anos e também aqueles com 17 anos ou mais e que ainda não conseguiram concluir o Ensino Médio.
Quarenta e dois estudantes, dos quais 25 da Escola Costa e Silva e 17 da Escola Princesa Izabel, concluíram o Ensino Fundamental. Outros 54 concluíram o Ensino Médio: 19 alunos da Escola Hilda Viera, 19 da Escola Costa e Silva e 16 da Escola Cornélio de Barros. O Mundiar tem cerca de 25 mil alunos em 105 municípios paraenses. As matriculas para novos alunos iniciarão no próximo dia 20 de fevereiro e vão até o dia 20 de março de 2018.
Serviço: Projeto Mundiar. Matrículas: 20 de fevereiro a 20 de março de 2018
Consulte a listagem completa das escolas que oferecem o Projeto Mundiar no site www.seduc.pa.gov.br