Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO DA SEGURANÇA

Pará instala Totens de segurança para atender chamados de urgência e emergência da população

Foram entregues 50 Totens de segurança pública que serão distribuídos em Belém, Ananindeua, Altamira, Marabá e Santarém

Por Walena Lopes (SEGUP)
21/02/2024 13h13

Firmando cada vez mais seu compromisso com a segurança pública, o Governo do Pará realizou na manhã desta quarta-feira, 21, a entrega de 50 Totens de segurança pública que serão distribuídos entre as cidades de Belém, Ananindeua, Altamira, Marabá e Santarém. A iniciativa faz parte do projeto "Cidades Inteligentes", e tem como objetivo fortalecer a parceria com os municípios, com o principal objetivo de potencializar as ações preventivas de segurança pública, com o uso intensivo de tecnologia, incluindo recursos de videomonitoramento e inteligência artificial. O evento foi realizado na Praça Princesa Isabel, no bairro do Jurunas, onde foi implantado um dos equipamentos. A praça dá acesso ao porto que leva os paraenses e turistas até a  Ilha do Combu.  

Durante o evento de entrega dos novos equipamentos, o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a inovação e tecnologia presente nas ações de segurança que são desenvolvidas pelo Estado. 

"A tecnologia é fundamental para que nós possamos ter eficácia e capacidade de enfrentar a criminalidade e, claro, aproximar os órgãos de segurança e as estratégias de segurança da população. Estes totens têm o poder oportunizar, através de câmeras de monitoramento, para que possamos garantir segurança neste território, mas também com inteligência artificial, fazer leitura facial e identificar um eventual delinquente que possa estar passando e que possa gerar a informação para capturá-lo, da mesma forma, também, com as placas dos veículos", destaca o governador.

O governador disse ainda que o novo equipamento tem acesso ao CIOp, ao 190, para reforçar a segurança da população, facilitando e tornando mais ágil o atendimento à ocorrência.

"Alguém que esteja passando pode teclar o botão e falar diretamente com o atendente e já ter a sua resposta, o seu serviço, a sua demanda atendida. Com isto o Estado se estrutura e se equipa para cada vez mais para combater a criminalidade e servir a população".


O Estado do Pará é o sexto estado brasileiro a utilizar os totens de segurança pública. Hoje a Capital conta com 18 equipamentos instalados e outros oito em Ananindeua, na Região Metropolitana. Os equipamentos estão presentes em pontos estratégicos das cidades contempladas, levando em conta os critérios de maior visibilidade e circulação pública, de forma a garantir mais agilidade nos chamados das ocorrências de urgência e emergência. Além da Região Metropolitana de Belém, os municípios de Marabá, Altamira e Santarém, também receberão o equipamento. O total do investimento, conta com apoio de recursos do Governo Federal e soma R$9.399.456,00 por ano com a prestação de serviços.

Para o autônomo, Sávio Barros, que trabalha nas proximidades da praça Princesa Isabel, essa é mais uma ação que fortalece a segurança de todos, e ressalta a importância do equipamento na cidade que já se prepara para receber a Cop 30 em novembro de 2025.

"A gente aproveita a oportunidade para parabenizar o Governo do Estado com mais essa empreitada no fortalecimento da segurança pública da capital e de todo o Pará. O equipamento facilita com que nós, que estamos sempre aqui, tenhamos mais segurança, assim como o turista, que a gente sabe que com a vinda da COP 30, esse fluxo vai aumentar", disse Sávio Barros.

Totem de segurança - O equipamento de videomonitoramento possui quatro câmeras fixas que permitem a visualização em 360° de toda a área onde está localizado. Uma câmera dome que permite ao operador do sistema efetuar zoom nas ações de maior interesse para a segurança pública na região, além de uma câmera frontal junto ao botão de emergência que permite ao usuário interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado no Centro de Operações Integradas da SEGUP, o Ciop. O Totem conta ainda, com alarme sonoro, alto-falante de grande alcance e localizador em tempo real.

Para o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, essa facilidade da interação e aproximação da população com a segurança e do canal direto com o Centro Integrado de Operação da Segup - Ciop, além das funcionalidades dos Totens para auxiliar as equipes policias no âmbito da investigação é muito importante para todos. 

"A integração e a tecnologia é sempre um viés da segurança pública do Pará. Desta forma, estamos entregando 50 totens de segurança pública com vários tipos de inteligências embarcadas: reconhecimento facial, reconhecimento de placa veicular, possibilidade do cidadão poder acionar o Ciop diretamente desse totem, além de mensagens de voz que também podem ser emitidas por esse totem, e estamos instalando o equipamento por todo o Pará. Mais cinco municípios, em princípio, receberão esses totens: Belém, Ananindeua, Altamira, Santarém e Marabá. Em uma segunda fase, outros municípios também contarão com a presença dele. Trata-se de um equipamento fantástico que poderá ajudar ainda mais a segurança pública do Pará, tanto nas ocorrências de urgência e emergência, quanto nas investigações policiais", ressaltou o titular da Segup.

Operacionalidade - O Sistema do Totem de videomonitoramento funciona por meio de um botão de emergência, que quando acionado, transmitirá a ligação diretamente para o agente que estiver operando as câmeras de dentro do Ciop. A ocorrência será registrada, e imediatamente uma equipe de policiais será deslocada até o local indicado pela vítima para o atendimento imediato. Além disso, o Totem funciona com  tecnologia de inteligência artificial embarcada, com reconhecimento facial e de placas veiculares, com possibilidade de direcionar as mensagens de acordo com o reconhecimento que as câmeras capturam, e assim auxiliar na busca de foragidos da justiça, bem como de carros roubados. Ele possui ainda um dispositivo anti vandalismo, com o acionamento de alarme a qualquer tentativa de depredação do equipamento, que também é blindado, e irá operar 24 horas por dia.

O Equipamento trabalha a visibilidade como recurso preventivo de segurança pública em pontos estratégicos, previamente selecionados, atendendo a necessidade da região. Ele pode ainda emitir alertas sonoros em situações emergenciais, permitindo à população contato direto com o Centro de Operações da Segup (Ciop).