Em Itaituba, obras na Seccional de Polícia Civil entram em fase de conclusão
A obra vai beneficiar mais de 123 mil moradores da região com um melhor atendimento, e ainda vai garantir melhores condições de trabalho aos servidores
No município de Itaituba, as obras de reconstrução e ampliação da 19ª Seccional de Polícia Civil, localizada na Rodovia Transamazônica, já estão com 98% dos serviços finalizados. A obra do Governo do Pará vai beneficiar mais de 123 mil moradores da região com um melhor atendimento, e ainda vai garantir melhores condições de trabalho aos servidores.
Os investimentos na segurança pública do Pará são realizados em diversos eixos, um deles é o aperfeiçoamento da estrutura das unidades de polícia que assegura melhores condições de trabalho aos agentes e também um atendimento qualificado e humanizado à população, conforme destaca Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
"Nos últimos cinco anos realizamos vários investimentos nas estruturas das unidades de policiamento por todo o território paraense. No ano de 2023, entregamos mais de R$ 4 milhões em investimentos em delegacias totalmente construídas e reconstruídas no Marajó, por exemplo, para que pudessemos dar condições de trabalho melhor ao nosso servidor, mas também um atendimento melhor à população, demonstrando assim que o Estado continua investindo na estrutura em todo o Pará, para garantir uma segurança cada vez melhor para todos os paraenses. E agora, estamos na fase final da reconstrução da Seccional de Itaituba, um importante equipamento de segurança para a região integrada do Tapajós", disse o titular da Segup.
Recursos - Em fase de conclusão, as obras da Seccional de Itaituba, teve um investimento de RS 2.894.215,98 milhões, oriundo do Fundo de Investimento de Segurança Pública (Fisp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O Fisp foi criado para angariar recursos decorrentes da prestação de serviços das forças policiais, sendo responsável pelo gerenciamento desses recursos, destinados a atender demandas das forças de segurança, incluindo melhorias nas operações e ações de cada instituição, reconstrução de estabelecimentos e reaparelhamentos.
Estrutura - O novo prédio vai contar com salas de Delegado, Escrivães, Investigadores, recepção e atendimento ao público, carceragem, sala de reconhecimento, cartório e auditório, além disso, estes espaços vão receber novos equipamentos e mobília para garantir um espaço totalmente reestruturado.
"A reconstrução da delegacia está em fase final, com 98% da obra concluída. Este avanço representa o nosso compromisso com a segurança e bem-estar da população de Itaituba. A nova delegacia vai proporcionar um ambiente mais seguro e eficiente, reforçando a nossa missão de servir e proteger a comunidade com excelência", pontuou o delegado-geral, Walter Resende.
Morador do município há mais de 30 anos, Francisco de Sousa, de 56 anos, destaca a importância da nova estrutura.
"Eu acredito que vai trazer melhorias e mais segurança para os moradores da cidade e região. Acho que as pessoas vão se sentir melhor, mais acolhidas com este novo espaço. A delegacia foi ampliada e totalmente modificada. Está bonito e com mais estrutura. E graças a Deus vai trazer mais segurança, a população vai ficar mais tranquila", afirmou o pintor.
Obras - Ainda na região do Tapajós, o Estado vai entregar também a Unidade Integrada de Segurança Pública, que fica no KM 1185 da BR-163, no Distrito Moraes de Almeida, a 300 KM de Itaituba. A nova unidade vai contar com efetivo das Polícias Militar e Civil, reforçando as ações de segurança na área e melhorando, cada vez mais, o atendimento de ocorrências, assegurando um atendimento melhor à população, garantindo assim, a paz social.