Governo do Pará entrega benefícios habitacionais em Breves e Abaetetuba
Estado entrega 761 cheques do "Sua Casa" às famílias dos dois municípios que compreendem a região de integração do Marajó
O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira, 15, um total de 761 cheques do programa "Sua Casa" às famílias do município de Abaetetuba, localizado na região de integração do Baixo Tocantins, e para famílias de Breves, localizado na região de integração do Marajó. Um investimento superior a R$ 6,8 milhões.
O benefício habitacional é referente à 1ª e a 2ª etapa do programa e foi entregue pelo governador Helder Barbalho durante agenda oficial nas regiões.
"Continuando a agenda de entrega do Governo do Estado no dia de hoje, entregamos cheques do programa 'Sua Casa', trazendo a política habitacional para àqueles que mais precisam, garantindo com isso, atenção aos que mais necessitam, que estão em situação de vulnerabilidade na nossa sociedade, portanto, cuidando daqueles que mais precisam de nós", afirmou o governador.
Em Breves, foram entregues 239 benefícios do "Sua Casa" e 522 em Abaetetuba. O benefício é uma iniciativa do Estado, gerenciada pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab).
A agenda nas regiões contou com a presença da vice-governadora, Hana Ghassan que destacou que o programa habitacional é um benefício muito esperado por todos.
"Como mãe, como mulher, a gente sabe da importância de melhorar a casa onde os nossos filhos vivem, onde a família se encontra. E hoje, estamos aqui, entregando estes benefícios para várias famílias, e como sempre diz o nosso governador: 'nossa missão é cuidar das pessoas, e principalmente das pessoas que mais precisam', e é isso que estamos fazendo com a entrega deste benefício. E vamos entregar muito mais, pois sabemos que a nossa demanda é muito grande e a gente não para nunca".
A vice-governadora ainda fez questão de destacara a alegria de estar participando da entrega dos benefícios.
"Hoje quero falar da minha alegria de estar aqui, junto com o governador, entregando estes benefícios. Apesar de ser servidora pública há muitos anos, uma lição que aprendi durante o convívio com o nosso governador é que ele gosta das pessoas, e mais do que gostar, ele gosta de estar perto das pessoas e estar perto envolve um processo de escuta, porque ouvindo, você sabe do que extamente eles estão precisando", pontua Hana.
Para o diretor-presidente da Cohab, André Luis Guedes, as duas entregas são muito significativas. "Estas famílias estão tendo a oportunidade de reformar, construir, ampliar suas moradias, e assim mudar sua qualidade de vida, com uma habitação mais digna, saindo do aluguel. A Cohab sempre prioriza as mulheres, pessoas com deficiência, idosos, pessoas que precisam adequar suas habitações e assim, o Governo possa reduzir as desigualdades sociais e ter um Pará mais justo", pontua o diretor-presidente da Cohab.
"Sua Casa" - O programa do Governo do Estado, "Sua Casa", tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação dos imóveis.
Criado no ano de 2019, o programa de habilitação já melhorou as condições de moradia em todas as 12 regiões de integração. No município de Breves, a dona de casa Rita do Socorro, detalhou que agora vai poder realizar o sonho da casa própria. "Esperava muito por isso e agora vou ter minha casa própria, já que até hoje moro de favor com a minha mãe, e agora vou ter o meu espaço, junto com os meus dois filhos", disse
Alessandra Santos, que trabalha como faxineira em Breves, disse que o recurso do benefício habitacional vai servir para terminar a obra da casa dela. "Trago um sentimento muito especial, pois o recurso vai servir para melhorar minha casa, pois tenho um filho especial e agora vou poder adaptar meu imóvel e poder dar um conforto maior para ele. Agradeço a ajuda do governo, pois não tinha condições de fazer minha casa. Tenho seis filhos e agora minha casa vai ficar chique", disse a beneficiária.
Sobre o programa - O "Sua Casa" atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.
Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa.