Centro Integrado de Comando Móvel garante atendimento a ocorrências em Cametá
Pelo quinto dia consecutivo, e até esta Quarta-feira de Cinzas (14), o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel instalado em Cametá, no Baixo Tocantins, segue com as atividades de monitoramento e integração da Segurança Pública dentro da Operação Carnaval 2024.
Ao todo, nos últimos quatro dias de programação já foram mais de 2 mil atendimentos em Cametá, entre abordagens preventivas, atendimentos pré-hospitalares, combate a incêndio, apreensão de entorpecentes, combate à violência doméstica, cumprimento de mandados de prisão e recaptura de foragidos do sistema penal.
Reunindo um reforço de 1.050 agentes de segurança pública, as ações ostensivas e preventivas da Operação, coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e realizadas de forma integrada com outros órgãos do Sistema de Segurança, garantiram agilidade no atendimento de ocorrências e tranquilidade em Cametá nos sete dias de programação gratuita, que tem a expectativa da passagem de cerca de 60 mil pessoas por dia pelo município.
Somente no Centro Integrado foram 51 atendimentos, entre orientações e registros de ocorrências. O principal objetivo do Centro Móvel é de garantir a celeridade nos atendimentos para a população, destaca o coordenador, Coronel BM Marcos Lopes.
“Nós organizamos o serviço de modo muito eficiente, muito assertivo, estamos tendo reuniões diárias, antes de começar todas as operações, de modo que possamos ter uma ação preventiva. Temos no CICC atendimento com uma delegacia móvel, sendo um dos mais importantes que nós temos, porque facilita a vida do usuário, sendo muito mais rápido. Na segunda-feira (12) tivemos quase 40 atendimentos somente aqui pela Polícia Civil e pelo menos mais uns 40 atendimentos de orientação sobre o comportamento na festa, os cuidados, as orientações com celular, com bolsa, prevenindo eventos que possam ser danosos”, informou.
Do CICC Móvel foi possível acompanhar as atividades programadas na Praça da Justiça. Os órgãos do município também atuaram em parceria com o Estado na orientação de trânsito do entorno e na fiscalização viária. Ainda dentro das ações, também foram realizadas ações preventivas junto ao Conselho Tutelar de Cametá em razão da presença de menores de idade desacompanhadas dos responsáveis.
“O sistema de segurança pública com a presença dos órgãos está realizando um carnaval integrado, de modo que possamos reduzir ao máximo os eventos danosos e demonstrar a presença imediata do Estado para o cidadão”, finalizou o coordenador.
Força-tarefa - A "Operação Carnaval 2024" é realizada pela Segup em conjunto com os demais órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública (Sieds) por meio de ações em mais de 70 localidades, integrando as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (Graesp) de Segurança Pública, Centro Integrado de Operações (Ciop), guardas municipais, órgãos de fiscalização de trânsito.