HRPM promove baile carnavalesco junto aos usuários e acompanhantes do Centro de Hemodiálise
Além da ação no Centro de Hemodiálise, foi realizada uma programação de carnaval para usuários pediátricos, além de palestras sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis
Encerrando a programação de Carnaval nesta terça-feira (13), o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, na Ilha do Marajó, promoveu o "Bloco da Hemo", uma iniciativa lúdica realizada junto aos usuários e seus acompanhantes do serviço de Hemodiálise da unidade. Na ocasião, foi realizado o baile carnavalesco, com músicas festivas e adereços, além de um lanche especial, proporcionando um momento de descontração entre equipe multiprofissional e os pacientes renais.
Joseane Corrêa, supervisora de Enfermagem, comenta que, devido o período carnavalesco, o setor de hemodiálise do HRPM realizou a iniciativa com a finalidade de proporcionar um momento alegre e descontraído junto aos usuários, acompanhantes e colaboradores do setor, além de humanizar, cada vez mais, a assistência.
"A alegria tomou conta de todos. O baile de carnaval proporcionou uma interação muito importante entre a equipe e os pacientes, sendo muito positiva para ambos. Integrar atividades lúdicas nas programações do HRPM ajudam a quebrar barreiras, criando um ambiente mais acolhedor, facilitando a comunicação. Além disso, para a equipe, essas atividades podem fortalecer o espírito colaborativo, melhorar a comunicação e promover um ambiente de trabalho mais harmonioso", finalizou Joseane Corrêa.
Aprovação – Deddmax Serrão, de 37 anos, é um dos usuários do serviço de hemodiálise que participou do "Bloco da Hemo". Ele enfatiza a importância de atividades como esta no contexto hospitalar, destacando que o baile realizado ajudou os pacientes que participaram e entraram no clima do carnaval a se distraírem durante o tratamento. "Foi muito importante, graças a Deus, seguimos firmes no tratamento e essa iniciativa tem um impacto positivo para nós, pacientes, nos ajudando a descontrair", disse o beneficiário.
Além da ação no Centro de Hemodiálise, o HRPM realizou ainda programação de carnaval para usuários pediátricos, o "Bloco da Ped”, bem como palestras nas Recepções da unidade orientando sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), alertando para a prevenção neste carnaval.
Em ambiente virtual, o Regional do Marajó também pontuou algumas dicas de saúde para a população marajoara, durante o período carnavalesco, como a importância da hidratação, instrução sobre como manter uma dieta saudável e nutritiva durante os dias de festa e cuidados com o consumo de bebidas alcoólicas.
O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara.
A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço: A unidade fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves, na Ilha do Marajó.
Texto: Pedro Amorim (Ascom/HRPM)