Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO

Efetivo da Polícia Científica integra a "Operação Carnaval 2024"

A PCEPA vai atuar com um efetivo de 99 servidores, entre peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos de perícia e demais servidores

Por Thiago Maia (Pol. Científica)
07/02/2024 16h52

A Polícia Científica do Pará (PCEPA) se une aos demais órgãos da segurança pública e vai integrar a "Operação Carnaval 2024", deflagrada nesta quarta-feira, 7, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A operação tem como objetivo garantir a segurança da população que se deslocará para os principais balneários do interior do Estado durante o feriado prolongado que corresponde ao Carnaval, que ocorre entre os dias 9 e 14 de fevereiro. A PCEPA vai atuar com um efetivo de 99 servidores, entre peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos de perícia e demais servidores que serão distribuídos entre os municípios que registram o maior número de foliões. 

A atuação da equipe da Polícia Científica deve agilizar a autuação das Polícias Civil e Militar, assim como o Detran, sobretudo nas localidades que não possuem unidades regionais e núcleos avançados da PCEPA, como Salinópolis, Marudá, Cametá, Salvaterra, Vigia e Mosqueiro, distrito de Belém, por meio da produção dos laudos técnicos solicitados por estes órgãos, como exames de droga, lesões corporais, perícias veiculares e de patrimônio, remoção e local de crime, entre outros procedimentos periciais. As Unidades Regionais e Núcleos Avançados estarão trabalhando de forma rotineira, mas também darão apoio para eventuais acontecimentos da operação.

"A presença 24 horas de todos os profissionais da perícia, além da disponibilidade de todo o aparato pericial, como viaturas e equipamentos, objetiva a agilidade do serviço, evitando o deslocamento de viaturas e de profissionais de outros Núcleos Avançados ou de Unidades Regionais, sem prejuízo de pessoal para estes que irão colaborar para os órgãos de segurança que solicitarem os serviços periciais", garantiu o diretor-geral e perito criminal Celso Mascarenhas.

Neste ano, assim como nos outros, a participação pericial destaca-se no município de Salinópolis, nordeste paraense, pois o apoio dos serviços do Instituto de Criminalística será efetivo tanto na delegacia da cidade quanto no Centro Integrado de Comando e Controle da Segup, instalado na praia do Atalaia. Haverá um médico legista na cidade que, além dos atendimentos usuais, estará à disposição da realização de necropsia, a partir de um convênio do Instituto de Medicina e de Odontologia Legal (IMOL) com o hospital municipal da cidade durante este Carnaval.

Texto: Amanda Monteiro/ASCOM PCEPA