Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pacientes da pediatria cardiológica aproveitam baile de carnaval no Hospital de Clínicas

Equipe multiprofissional aliou alegria, segurança e serviço de qualidade para as crianças que fazem tratamento cardiológico no HC

Por Lucila Pereira (HC)
06/02/2024 18h19

Com fantasias e sorrisos nos rostos, pacientes da clínica pediátrica cardiológica que fazem tratamento no Hospital de Clínicas (HC), em Belém, participaram do “Carna Ped”, realizado na tarde desta segunda-feira (05). Apresentação musical e diversão tomaram conta da brinquedoteca do hospital, que contou com a participação de acompanhantes e da equipe multiprofissional que organizou a programação com muito carinho para os pequenos pacientes. 

Do município de Moju, Sophia Rayana Maciel, de seis anos, aguarda cirurgia e aproveitou o momento de descontração fantasiada de princesa. Para a mãe, Andrine Taynara Maciel, a iniciativa contribuiu para amenizar os dias de internação. “Eu acho ótimo, porque para a gente ficar todo o tempo só em um ambiente, sem sair... isso aqui está sendo ótimo. (...) Ela ficou tão ansiosa, dá para ver que ela está se divertindo, ela nem para, nem lembra mais de mim, então, isso descontrai bastante. Ela está se divertindo” afirmou a dona de casa.

Serviço de qualidade - Ações de humanização e assistência ao paciente são desenvolvidas, durante todo o ano, pelas equipes multiprofissionais do HC. A psicóloga Paloma Vanetta afirma que as iniciativas que acontecem na pediatria amenizam os desconfortos da internação.

“A gente entende que momentos como esse fazem com que as crianças e os seus acompanhantes desfoquem um pouquinho daquele lugar de tensão e de preocupação e consigam, nesse momento, pensar em outras coisas, extravasar aquele sofrimento, que a gente sabe que nesse momento de internação está presente”, pontuou a psicóloga.

Paloma afirmou que a alegria é um bom remédio e que as ações que são preparadas para as crianças fortalecem a memória afetiva e criam conexão com a equipe multiprofissional. “Sem dúvida o riso é terapêutico, faz com que a gente, apesar da dor, apesar do sofrimento, consiga ser feliz. Então, perante uma ação como essa, eles conseguem, sim, ter momentos de alegria, descontração e com isso, fazendo com que a internação se torne agradável, com memórias afetivas. E a gente consegue, também, fortalecer nossos vínculos com eles”, concluiu a profissional.

Voluntariado - Os professores de música Diego Xavier e Paulo Maia participam há três anos como voluntários na Pediatria, no período de carnaval. Para Paulo, realizar o trabalho voluntário é animador. “É um prazer enorme poder estar aqui contribuindo, de alguma maneira, nesse projeto. Viemos preparados com algumas atividades, com umas dinâmicas, mas aqui é sempre uma descoberta muito grande. Então, a gente sai daqui com um espírito elevado, feliz, disponível para estar realizando muita coisa legal”, comentou Paulo. 

Além da programação na Clínica Pediátrica, o Hospital de Clínicas também promoverá ao longo da semana atividades carnavalescas com pacientes da clínica psiquiátrica, no próximo dia 08.

Referência - O Hospital Gaspar Vianna é referência em Cardiologia no Estado do Pará. Além do atendimento em cardiologia para adultos, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna também é referência no atendimento a crianças com doenças no coração.

Texto: Kelly Barros (Ascom HC)