Seminário debate regras previdenciárias com servidores da Saúde
O objetivo principal do encontro foi repassar conhecimentos básicos sobre as regras de acesso aos benefícios previdenciários
Para fortalecer as ações de educação previdenciária, o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS) realizou nesta terça-feira, 6, o primeiro seminário on-line sobre atualizações previdenciárias direcionado a servidores que atuam na área da Saúde.
"O seminário foi bastante produtivo. Tivemos 111 inscritos de diversos órgãos do Estado, onde tiveram espaço para tirar dúvidas sobre aposentadoria, abono de permanência e pensão por morte", esclareceu Luísa Porto, técnica previdenciária do IGEPPS e uma das palestrantes.
Entre as temáticas discutidas o destaque ficou para a aposentadoria especial. "Enfermeiros, médicos e psicólogos puderam esclarecer os requisitos para aposentadoria especial e quais os documentos necessários para conseguir o melhor benefício no momento da aposentadoria", destacou a palestrante.
A ação teve como objetivo principal repassar conhecimentos básicos sobre as regras de acesso aos benefícios previdenciários do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Pará, considerando peculiaridades e particularidades da área da Saúde, que possui regras de aposentadoria diferenciadas.
"Os profissionais da saúde podem ter direito a aposentadoria com requisitos diferenciados de idade e tempo de contribuição, mas para isso o servidor precisa se planejar e saber quais documentos precisa para conseguir esse melhor benefício, portanto, é importante que durante o trabalho exposto a agentes nocivos, o servidor saiba como se organizar e o que terá que apresentar no momento de aposentar", reforçou Luísa Porto.
O seminário apresentou as regras de pensão por morte e acumulação de benefícios. "É de extrema importância inserir nas ações de educação previdenciária um debate amplo sobre as regras de pensão por morte, que afetarão diretamente os familiares dos servidores no momento de sua ausência e cujo conhecimento impactará no planejamento econômico familiar", destacou Raul Palha, técnico previdenciário e coordenador do setor de Cadastro e Habilitação do IGEPPS.
No evento foram discutidas ainda as principais novidades da reforma da previdência em pensão por morte, especialmente aquelas sobre forma de cálculo e acumulação de benefícios. "Esperamos dar continuidade a esse trabalho e levar o conhecimento sobre as novas regras de aposentadoria e pensão por morte a todos os órgãos e servidores do Estado", finalizou Raul Palha.
"Preparar os servidores para a inatividade é tão importante quanto manter a eficiência na concessão de benefícios previdenciários. O acesso à informação correta garante oportunidade de planejamento emocional, documental e financeiro. As ações de educação previdenciária seguirão recebendo todo suporte necessário", declarou Giussepp Mendes, presidente do IGEPPS.
O próximo evento de educação previdenciária do IGEPPS será realizado fim do mês para servidores da Polícia Civil.