Nova Estação de Tratamento de Oriximiná atinge 32% das obras no Baixo Amazonas
São mais de R$ 42 milhões investidos no equipamento pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em benefício de 53 mil pessoas
Com o objetivo de atender toda a área urbana do município de Oriximiná, no Baixo Amazonas, a obra da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), chegou a 32% do projeto pronto.
Segundo o engenheiro responsável, Brandon Souza, toda a parte de impermeabilização do reservatório enterrado já foi concluída, calçadas e meio fio.
“A obra consiste em dois canteiros, na ETA os testes de vazamentos estão sendo realizados e está faltando as válvulas e automação do sistema. O reservatório está concluído e a parte de estrutura de impermeabilização está finalizada”, explicou Brandon Souza.
Considerada uma das mais modernas da região, a ETA terá a capacidade de tratar até 648 mil litros de água por hora e vai beneficiar mais de 53 mil pessoas.
A captação sairá do rio Trombetas direto para ETA, após o tratamento, a água será destinada às residências. Para atender mais moradores, serão ainda instalados 40 km de novos redes, além de 3.500 hidrômetros. O investimento nessa obra chega a R$ 42 milhões de reais.
Para o gestor da Cosanpa no Baixo Amazonas, a construção da ETA em Oriximiná significa um grande avanço para a região.
“Nos últimos meses temos avançado bastante no abastecimento em Oriximiná. Conseguimos realizar vários serviços e desta forma melhorar o fornecimento de água no município. Com a nova ETA, vai melhorar muito mais. Sem dúvida será um grande avanço, principalmente porque ela representa qualidade no abastecimento e água tratada para os oriximinaenses”, pontuou Juca Pimentel.
Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa