Peritos criminais recebem treinamento sobre plataforma de imagens de satélite
A tecnologia permite acesso e compartilhamento de imagens de satélites diárias, fornecendo subsídios para elaboração de laudos
Peritos criminais da Polícia Científica do Pará (PCEPA) participaram do Treinamento Coapes - Produtos e Serviços Fornecidos pelo Programa Brasil M.A.I.S (Imagens Diárias de Satélite), na tarde de segunda-feira (29). A iniciativa visa capacitar os servidores da área fim sobre a plataforma, que permite acesso e compartilhamento de imagens de satélites diárias adquiridas pela constelação PlanetScop. O treinamento foi realizado por um representante do Programa M.A.I.S Brasil, da Polícia Federal, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento e Pesquisa (Coapes), no auditório Alfredo Machado, na sede da PCEPA, em Belém.
O curso foi ministrado pelo mestre em Geociências Aplicadas, Dácio José Cambraia, que abordou aspectos sobre a plataforma Brasil M.A.I.S., acesso às imagens de satélites e uso dessas imagens. “O Programa Brasil M.A.I.S. é um dos melhores programas de monitoramento ambiental do mundo, e tem importância fundamental dentro de todas as instituições em nível estadual, federal e municipal, já que fornece informação para os órgãos. Importante que os servidores públicos se capacitem para utilizá-lo da melhor maneira”, afirmou o instrutor.O instrutor Dácio José Cambraia durante o treinamento na sede da Polícia Científica do Pará
Para o perito criminal e coordenador do Núcleo de Crimes Ambientais (NCA), Enaldo Ferreira, o treinamento da plataforma tem muito a somar com o setor. “Toda a equipe do NCA ficou satisfeita com o treinamento do uso do Programa, pois ele traz ferramentas novas, sendo muito importante para o estudo de imagens de satélite, fornecendo subsídios para a elaboração de nossos laudos, e principalmente dando base também para o nosso futuro laboratório de geoprocessamento, pois agora sabemos como trabalhar e tratar as imagens de satélite”, concluiu o perito.
“Trouxemos esse treinamento, pois vimos a importância de os peritos da instituição entenderem como funciona a Plataforma e como ter acesso às imagens de satélite para serem usadas em análises técnicas e também em laudos periciais, fazendo o correto referenciamento da imagem. Este treinamento será útil para setores como o de Engenharia Ambiental, Engenharia Aplicada, Crimes Contra o Patrimônio e Local de Crime”, explicou o coordenador da Coapes, José Alberto Sá.
A Plataforma Web permite o acesso e compartilhamento das imagens de satélites diárias, composta por mais de 180 satélites da constelação PlanetScop, fornecidas por meio de contrato celebrado entre a Polícia Federal e a Santiago & Cintra Consultoria – SCCON. Visando contribuir com o acesso às imagens, a Plataforma possui 8,5 milhões de km² acompanhados diariamente, e já possui 367 instituições cadastradas no Programa.
Texto: Amanda Monteiro - Ascom/PCEPA