Escolas Técnicas iniciam ano letivo de 2024 com acolhimento aos alunos e servidores
Os mais de 17 mil alunos matriculados em todo o Pará foram recebidos para um ano de desafios na formação integral
Abertura do ano letivo na Escola Profª Maria de Nazaré Guimarães Macedo, em CuruçáAs Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará iniciaram o ano letivo de 2024. Em um ambiente de expectativas e otimismo, as instituições recebem pais e alunos com informações sobre o processo de aprendizagem ao longo do ano. Para o diretor de Educação Superior, Profissional e Tecnológica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Washington Corrêa, o reinício do ano letivo nas Eetepas representa o início de uma jornada repleta de descobertas, crescimento e conquistas, que conta com a participação ativa de pais, alunos e de toda a comunidade escolar. No Pará, as Escolas Técnicas têm mais de 17 mil alunos matriculados.
“É importante este primeiro dia de acolhimento com os nossos alunos e professores. Isso reforça que as Escolas Técnicas, por meio da Sectet, buscam o compromisso de proporcionar educação e qualificação nas nossas unidades em todo o Estado do Pará. Este ano se inicia com ainda mais entusiasmo e dedicação, visando atender às necessidades educacionais das regiões”, informou o diretor.Alunos da Eetepa Ana Teles, em Benevides
A equipe pedagógica, professores e funcionários se unem para criar um ambiente propício ao desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Neste retorno, a direção das Escolas Técnicas compartilham metas e objetivos para o ano letivo, destacando inovações pedagógicas, programas extracurriculares e atividades.
Planejamento - Na Escola Técnica Francisco das Chagas Ribeiro (Cacau), em Icoaraci (distrito de Belém), a aula inaugural deu espaço para apresentação dos docentes, palestra com os alunos da unidade que passaram no vestibular, e outras atividades. Jornada de acolhimento no IEEP
A Eetepa Dom Aristides Pirovano, localizada em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, apresentou o planejamento das atividades. Do mesmo modo, a Escola Ténica Dr. Celso Malcher, no bairro da Terra Firme, na capital, reuniu alunos e professores na área externa para apresentar a dinâmica que será realizada ao longo do ano. A mesma programação foi realizada nas Eetepas Ana Teles, em Benevides (também na RMB) e Profª Maria de Nazaré Guimarães Macedo, em Curuçá, município do nordeste paraense.
Neste retorno, as Escolas Técnicas reiteram seu compromisso com a excelência educacional e a formação integral dos estudantes. A expectativa é que cada aluno encontre um ambiente que estimule o pensamento crítico, a criatividade e o desenvolvimento das habilidades necessárias para enfrentar os desafios do ano de aprendizagem.
Texto: Carla Couto - Ascom/Sectet