Fundação Hemopa qualifica agentes comunitários de saúde sobre doação de sangue
A instituição amplia os conhecimentos dos agentes paa aprimorar as estratégias de conscientização de novos doadores
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebeu nesta segunda-feira (29) Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Belém para apresentar uma das dez atividades previstas no Programa Estadual de Captação de Doadores, a ação “Formação de Multiplicadores”. As palestras foram realizadas no auditório do 3º andar da sede do Hemocentro, em Belém, e teve como objetivo sensibilizar e capacitar os profissionais do Programa Agente Comunitário de Saúde (PACS) para melhor participação na agenda de conscientização da população para a necessidade da doação de sangue.Participantes da 'Formação de Multiplicadores': Hemopa investe na qualificação para ampliar doação de sangue
O Banco de Sangue do Pará atua diariamente para promover a doação contínua no Estado, por meio do oferecimento de serviço de excelência, e acima de tudo, da gestão baseada na humanização e na valorização de seus doadores e pacientes. A ação de “Formação de Multiplicadores” busca qualificar os agentes de saúde, a fim de incentivar a propagação da cultura da solidariedade e contribuir para a formação de consciência coletiva sobre o ato de doar sangue, prática segura e fundamental para a manutenção da vida.
Participante da capacitação, Daniel Serrão disse que “faço parte da turma de novos agentes que integrarão a Estratégia de Saúde da Família. Nós atuamos como agentes nas comunidades. Nossa função é informar às pessoas sobre a importância da doação de sangue e trazer mais doadores para a Fundação”.
O Programa Estadual de Captação de Doadores é uma iniciativa da Gerência de Captação de Doadores (Gecad), da Fundação Hemopa, e conta com outras estratégias para a obtenção de doadores voluntários de sangue. “Essas iniciativas são responsáveis pela garantia do atendimento da demanda transfusional no Estado, e dentre elas destacam-se a própria Formação de Multiplicadores, além das campanhas internas e externas, as caravanas solidárias, as parcerias institucionais e a campanha Doador do Futuro”, reiterou a assistente social da Fundação Hemopa, Lilian Bouth.
Texto: Ascom Hemopa (Com informações de Beatriz Silva)