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SUPERAÇÃO

Jovem com paralisia cerebral supera adversidades e celebra, no CIIR, aprovação no vestibular da UEPA

Lucas Nobre, de apenas 17 anos, passou em Filosofia na universidade e já pensa na pós-graduação

Por Pallmer Barros (CIIR)
26/01/2024 15h40

"Uma pessoa com deficiência, que nasceu aos cinco meses e disseram que o meu filho não teria expectativa de vida pelas circunstâncias, segundo os médicos à época. Se ele sobrevivesse, seria apenas uma pessoa em estado vegetativo. Mas superou, e hoje, ver o meu filho entrando em uma universidade pública precocemente, não consigo descrever em palavras a emoção que estou sentindo e o orgulho", comemora Alexandra Nobre, de 42 anos, a aprovação do filho e usuário do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), Lucas Nobre, 17 anos, no vestibular da Universidade Estadual do Pará (UEPA), divulgada nesta sexta-feira (26). 

Segundo Alexandra, o filho, agora calouro e acompanhado no CIIR há dois anos com diagnóstico de paralisia cerebral, realizou a primeira participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2023 e, logo de cara, conquistou uma das 40 vagas ofertadas no curso de Licenciatura em Filosofia, sendo o 22º aprovado na lista. 

"Na UEPA, não há cota para Pessoas com Deficiência. Isso que me deixou em êxtase, porque ele como PcD está disputando em igualdade entre as pessoas sem diagnóstico; isso é fantástico. O CIIR teve um papel fundamental nessa aprovação do Lucas por meio da equipe multiprofissional com psicólogos, terapeutas ocupacionais e, principalmente, da psicopedagogia", detalha a mãe que também conta que o garoto é o primeiro da família a ingressar no ensino superior.

Superação - Como toda mãe orgulhosa, Alexandra, conta como foram os caminhos educacionais percorridos pelo filho que concluiu os estudos, da educação básica até o médio, em escola pública no município de São Miguel do Guamá, cerca de 150 km de distância de Belém. 

"Sempre o auxiliei em casa, além do estímulo na escola. A preparação ao ENEM foi intensa. Agradeço à escola Estadual de Ensino Médio Frei Miguel de Bulhões pelo auxílio educacional, e o CIIR, que é a nossa segunda casa e que bom tê-la, sendo complementado com dias e madrugadas estudando junto com ele em casa fazendo redações e até acertamos o tema. Sabe-se que uma pessoa com deficiência, que apenas verbaliza como é o caso do Lucas, escrever uma redação é mais complicado diferente daquela sem diagnóstico que consegue desenvolver o conteúdo. Em resumo, superação o que vivemos hoje", destaca a moradora de São Miguel do Guamá que pontua se deslocar com o filho todas as sextas-feiras de sua cidade à capital do Estado para a realização das terapias. 

De acordo com Syrlanda Monteiro, psicopedagoga que conduziu os acompanhamentos de Lucas Nobre até a aprovação no vestibular, o plano terapêutico implementado na Tecnologia Assistiva foram destaques na caminhada do jovem de apenas 17 anos. 

"Enquanto psicopedagoga, trabalhei a questão do amadurecimento das funções cognitivas, como a flexibilidade de pensamento, o planejamento, a atenção e a memória, além de outras funções importantes para a aquisição do conhecimento. Devido à condição física do Lucas, trabalhamos a questão de conseguir compreender de que ele é capaz e poderia ir além. Ele tem sim suas dificuldades, como qualquer outro adolescente, principalmente diante dessa condição, mas a gente trabalha a questão desse amadurecimento, desse conhecimento prévio para que ele pudesse chegar até o ENEM, preparado". 

Lucas comemora com a equipe multiprofissional a sua aprovação no vestibularA terapeuta esclarece que a Psicopedagogia não é um reforço escolar, mas sim, "tem um papel importante para um trabalho de intervenção nas dificuldades de aprendizagem apresentando técnicas eficazes nesse processo que, de fato, ajudaram o Lucas a vencer as dificuldades". 

A profissional complementa ainda que foram ofertadas atividades direcionadas para a leitura, o entendimento e o amadurecimento desse conhecimento prévio para que conseguisse desenvolver uma boa redação e realizar uma prova condizente com sua a condição. "Essa inclusão foi primordial para que ele pudesse chegar ao objetivo de aprovação no vestibular. Conquistou excelentes notas e hoje está aí o resultado". 

Syrlanda Monteiro enfatiza que o estudante chegou com algumas dificuldades que foram contornadas ao longo de quase um ano de terapias. "Fico muito feliz em fazer parte desse processo cercado de algumas dificuldades e dúvidas. Ele achava que não iria conseguir passar no vestibular, mas trabalhamos tudo isso junto a outros terapeutas para que o Lucas pudesse superar o lado negativo". 

Terapeutas celebram a conquista do LucasPlanejando o futuro – Após a confirmação de sua aprovação no curso de Filosofia, Lucas já planeja o futuro após concluir a graduação. Ele pretende realizar pós-graduação em Filosofia Política. "Eu adoro Filosofia e política. Pensando nisso, quero realizar mestrado na área", enfatiza o mais novo graduando da UEPA. 

Atendimento - Para obter acesso aos serviços do Natea, o usuário precisa ser encaminhado por meio de Unidade Básica de Saúde (UBS) do município onde reside, que será acolhido pela Central de Regulação, que por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR/Natea é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.