Hospital Abelardo Santos inicia programação Janeiro Branco com sessão de cinema para pacientes
Ações como roda de conversa e palestras também acontecerão durante a semana para usuários e profissionais da unidade
Assistir a um filme além de descontrair também provoca reflexão diante do tema abordado. No Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, essa estratégia foi colocada em prática para crianças e seus acompanhantes avaliarem o gerenciamento de suas emoções.
Com direito a bilheteira, projetor e lanche saudável, a sessão de cinema aconteceu no espaço infantil do 5º andar da unidade e exibiu o filme “Divertida Mente”. A ação dá início a programação alusiva ao Janeiro Branco, que ainda contará com palestras e rodas de conversas entre os usuários e profissionais da unidade.
Yara Favacho, de 31 anos, é mãe de Maria Isadora Cunha, de 11 anos, ambas apreciaram o filme. Elas estão no hospital desde o dia 12 de janeiro, para acompanhamento e investigação médica de um linfonodo no pescoço da menina. “Esse tipo de ação é muito importante para quebrar o clima de hospital. Sair do leito para distrair ajuda a amenizar a ansiedade e o estresse”, avaliou.
Com os olhos fixos em cada cena, Mayara Tavares, de 22 anos, que está acompanhando o filho Noah, de 1 anos e 3 meses, há 9 dias na unidade, viu a iniciativa como um refúgio. “A programação foi ótima, tanto para as crianças quanto para os pais. Deu para entreter e distrair a mente”, comentou.
“Construímos um cenário e preparamos todo o ambiente para recebê-los. Escolhemos esse filme, por abordar de forma lúdica importantes discussões sobre as funções das emoções no comportamento humano, e como conhecer e gerenciar elas. Essas reflexões podem ajudar as nossas crianças a desenvolverem habilidades sociais e emocionais”, enfatizou a supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga.
Referência - A diretora-geral do Abelardo Santos, Aline Oliveira, reforça que na pediatria, a unidade dispõe de um serviço completo, seguro e de qualidade para atender a população. “Contamos com pronto-socorro pediátrico, com infraestrutura de sala vermelha, sala amarela e sala azul; atuamos na internação clínica pediátrica com cirurgias e observações na Unidade de Terapia Intensiva, além do acolhimento na Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs). Nossa missão é atender nosso usuário em sua integridade, com humanização e respeito aos direitos da criança”, ponderou a gestora.
A unidade se tornou referência na Região Metropolitana por ter uma infraestrutura completa. O HRAS conta com 25 leitos clínicos pediátricos, 10 leitos cirúrgicos pediátricos e 10 leitos de UTI pediátrica, com atendimento médico e de enfermagem durante 24h, além da equipe multiprofissional.
O Abelardo Santos tem também o suporte de 50 leitos voltados à recuperação dos bebês prematuros. Os leitos estão divididos em UTIs e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI).
Serviço - O Hospital é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).