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GESTÃO PÚBLICA

PGE inicia pesquisa de opinião pública para avaliar e aprimorar suas atividades

Os interessados em participar podem acessar as perguntas no site e nas redes sociais da Procuradoria-Geral do Estado

Por Barbara Brilhante (PGE)
22/01/2024 16h00

A Pesquisa de Opinião Anual da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) está disponível a partir desta segunda-feira (22), e tem o objetivo de elevar a qualidade do serviço ofertado pela instituição, por meio de críticas e sugestões enviadas pelo cidadão. Este é o quarto ano consecutivo em que a PGE realiza esta análise. Além de ouvir o cidadão, o órgão também faz este mesmo levantamento internamente, com servidores e procuradores.

Sede da PGE, em Belém“As pesquisas de satisfação podem ser aplicadas internamente e externamente, e servem para medir o nível de satisfação e entender a percepção das pessoas em relação à atuação institucional. A PGE realiza as duas modalidades de pesquisa, interna e externa, desde 2019, e entende que essa importante ferramenta tem sido relevante para identificar eventuais falhas e apontar oportunidades de melhoria”, disse a coordenadora do Núcleo de Planejamento da PGE (Nuplan), Iêda Fernandes.

Opções - A pesquisa ficará disponível até o próximo dia 22 de fevereiro, em formato virtual. É composta de questões com quatro alternativas cada, nas quais o cidadão poderá escolher entre as opções: excelente, boa, razoável ou ruim. Ao final, o participante pode escrever um comentário com opinião e sugestões para o aperfeiçoamento da prestação do serviço público.

A pesquisa externa é utilizada para obter informações sobre as expectativas e percepções que a sociedade tem em relação ao desempenho da PGE. É com essa ferramenta de escuta ativa que a gestão da Procuradoria-Geral obtém indicações de pontos críticos (fracos e/ou fortes). Como instrumento de gestão, a pesquisa de satisfação insere-se em uma perspectiva mais ampla, de avaliação, monitoramento e prestação de contas, pois abre um canal de comunicação direto com o cidadão. A pesquisa externa amplia a transparência na prestação do serviço público e promove inclusão”, complementou a coordenadora.

O cidadão não precisa se identificar para participar. Dentre os temas abordados, estão transparência, atendimento, comunicação e qualidade técnica do serviço da Procuradoria.

Para participar, o interessado deve acessar o link disponível no site e nas redes sociais da PGE. Acesse: https://pt.surveymonkey.com/r/PGEpesquisaExterna2024