Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estudantes da rede pública do Pará conquistam mais de 900 pontos na Redação do Enem 2023

Por Governo do Pará (SECOM)
17/01/2024 18h30

Estudantes atendidos pelo Centro de Mídias da Educação Paraense (CMPA), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), alcançaram mais de 900 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. As notas da prova foram divulgadas na última terça-feira (16).

O Centro de Mídias da Educação Paraense (CMPA) está presente em 35 municípios paraenses e atende cerca de 7 mil estudantes em 134 localidades. O programa leva educação inovadora e de qualidade por meio das tecnologias da informação e comunicação para estudantes da rede pública de ensino do Pará, com ênfase na interatividade.

“Estamos reformulando a forma como fazemos educação mediada por tecnologia no estado do Pará. Agora, com o Centro de Mídias, nossos profissionais, famílias e estudantes terão muito mais apoio, especialmente aqueles em áreas de difícil acesso. Temos que garantir que todos tenham a chance de receber uma educação de qualidade. Recebo a notícia do resultado do Enem dos nossos estudantes com uma grande felicidade, porque isso representa um grande avanço para a educação paraense. Tenho certeza de que seremos o estado que mais cresce em educação no Brasil. Seguimos, juntos, avançando!”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

O estudante Davi Silva, atendido pelo CMPA no município de Alenquer, oeste do Estado, alcançou a nota 980 na redação do Enem. Já Gabriel Almeida do Nascimento, de 19 anos, que mora em um ramal próximo à Comunidade Santo Antônio da Gertrudes, também em Alenquer, tirou a nota 940, o estudante concluiu o Ensino Médio por meio do CMPA.

No local onde Gabriel mora o sinal de internet não pega, por isso, todas a manhãs o estudante ia até a casa de uma tia para conseguir estudar pelo celular. “O CMPA tem um trabalho muito importante no interior do Pará, só quero agradecer. E também agradecer às minhas professoras Suelem e Luzia que me ajudaram muito na produção de redação”, disse o estudante que sonha em cursar Tecnologia da Informação em uma instituição federal.

A estudante Esteffany Taciano, de 20 anos, moradora da comunidade Vila Porto Novo, em Goianésia do Pará, sudeste do Estado, também alcançou 940 pontos na redação. A jovem quer cursar Medicina na Universidade do Estado do Pará (UEPA) ou na Universidade Federal do Pará (UFPA) e destaca o quanto o CMPA foi importante para chegar mais perto dessa conquista. “Cursar medicina sempre foi um sonho e tenho convicção que será realizado. As aulas do Centro de Mídias foram muito importantes para o meu desenvolvimento, porque me auxiliaram de forma positiva nos meus estudos e acredito que o diferencial foi a minha dedicação em casa e minha força de vontade em conquistar meus objetivos. Estou muito confiante”, disse.

A conquista e destaque dos alunos no Enem 2023 reforça a importância do Centro de Mídias da Educação Paraense (CMPA) para a educação, como ressalta a diretora do CMPA, Beatriz Morrone. “O Centro de Mídias oferta a educação regular mediada por tecnologia e, portanto, temos alunos de ensino médio que são atendidos de forma regular só que com essa especificidade da mediação tecnológica e essa é a importância. Como é uma educação regular, os alunos recebem aulas para fazer redação, todas as aulas que qualquer estudante de ensino médio recebe, os estudantes do Centro de Mídias também recebem. E eles também fazem a prova do Enem", explica.

Educação mediada por tecnologia - O Centro de Mídias da Educação Paraense (CMPA) é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará que, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), visa ampliar o acesso à educação pública de qualidade a toda a população paraense, principalmente a estudantes que estão em regiões remotas e rarefeitas e garantir que ninguém fique para trás.

Essa política pública inovadora, construída com base em evidências de sucesso, se baseia na oferta de educação básica regular mediada por tecnologias da informação e da comunicação, modelo pedagógico que tem a interatividade entre estudantes e professores.

Ao vivo, essas aulas são transmitidas via satélite para salas de aula situadas em regiões remotas do estado com perfil para atendimento por meio do Centro de Mídias.

Além da educação básica mediada por tecnologia, o Centro de Mídias é responsável pela produção de conteúdo educacional para canais digitais de televisão e outros meios, além de ser ferramenta para potencializar o impacto de diversas políticas do estado.

Em Belém, 15 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Jorge Lopes Raposo, em Icoaraci, distrito de Belém, obtiveram pontuações entre 900 e 980 pontos. Um deles foi Alan da Silva Souza, 18 anos, que tirou 980. “Fiquei surpreso e muito feliz por ter alcançado essa meta. Se Deus quiser eu entrarei na universidade", contou o estudante que quer cursar Engenharia da Computação e disse ter feito inscrição na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Já na Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Carim Melém, no município de Monte Alegre, oeste do Pará, dez estudantes tiraram notas acima de 920 na redação. Para João Marcelo dos Santos Alves, de 17 anos, ter tirado 960 foi surpreendente. “Minha reação ao ver a nota foi uma mistura de susto com felicidade. Eu realmente não estava esperando que fosse uma nota tão alta devido ao  nervosismo e medo no dia da prova. Estou confiante na aprovação no vestibular, mas seja qual for o resultado, para mim é fundamental não desistir e sempre tentar”, disse o estudante que sonha em cursar Enfermagem.

Texto de Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc