Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional dos Caetés registra aumento superior a 33% no número de internações de idosos vítimas de quedas

Por Governo do Pará (SECOM)
19/01/2024 18h37

O Hospital Regional dos Caetés (HRPC), em Capanema, registrou dados que revelam a crescente demanda por atendimento médico relacionada a quedas envolvendo idosos. Entre 2022 e 2023, houve um aumento superior a 33% no número de pacientes com mais de 60 anos, internados na instituição.

Ano passado foram 1.193 internações de idosos. Já em 2023, houve um salto para 1.800 admissões de usuários da Terceira Idade, que representa uma elevação de casos em 33,72%, o que acende o botão de alerta para redobrar a atenção e os cuidados, especialmente, entre os familiares de pessoas com mais de 60, exigindo a adoção de medidas preventivas para evitar quedas e ou acidentes com este segmento da população.

Diante deste cenário preocupante, ortopedista e traumatologista da unidade hospitalar, Pedro Barros Júnior, destacou a importância de atitudes preventivas, dentro e fora de casa. "Fraturas em idosos são bastante comuns, tendo em vista a condição física diferente de uma pessoa jovem. A maioria tem o equilíbrio diminuído e osteoporose que torna os ossos enfraquecidos, mais porosos que, uma queda de própria altura (aquela em que a vítima cai no próprio nível em que se encontra), pode quebrar. É muito comum, aqui no Regional dos Caetés, a admissão de idosos com fraturas de fêmur e rádio”.

O médico pontuou ainda medidas preventivas para evitar esses acidentes, desde a checagem do calçado que deve ser antiderrapante, evitar obstáculos dentro de casa, como tapetes, brinquedos e, em alguns casos, os pets que possam a vir derrubar o idoso.  

O acidente doméstico sofrido pela idosa Maria do Socorro Batista, 67, também é muito comum e se encaixa entre os exemplos citados pelo médico. Acompanhada de sua nora, Márcia Cristina de Melo Nascimento, 35 anos, conta o motivo da queda de sua sogra. "Ela teve uma fratura no fêmur, após cair ao tentar pegar seu gato de estimação, ela derrapou no calçado ocasionando sua queda. Sempre temos muito cuidado, sabemos da complexidade do tratamento em pessoas idosas. Quanto nossa estadia no hospital só agradecimento pelo apoio de toda equipe".

O médico também destaca a necessidade de sensibilizar a comunidade sobre a implementação de medidas simples, como adaptações ambientais e o uso de dispositivos de segurança, visando reduzir a incidência desses incidentes. Ele frisa que o hospital planeja iniciativas educativas para conscientizar a população sobre práticas seguras com o intuito de contribuir para a qualidade de vida e bem-estar dos idosos na região.

Pedro Barros, ressalta a relevância de ações colaborativas entre profissionais da saúde, familiares e a própria comunidade, promovendo um ambiente mais seguro para os idosos em seus lares. “A prevenção de acidentes domésticos emerge como um ponto fundamental, assegurando que a experiência do envelhecimento seja tranquila e livre de riscos para essa parcela da população”, finalizou.

O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), pela Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista.

Serviço: O CHC integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: telefone: (91) 3122-7391.

Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC