Natea dos Caetés fechou 2023 com mais de 40 mil atendimentos
O espaço atingiu 100% do índice de satisfação dos usuários
Recepção NATEA Caetés Parte da contínua implementação da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés, em Capanema, nordeste paraense, garantiu, ao longo de 2023, um total de 41.309 atendimentos que culminaram em cerca de 100% do índice de satisfação dos usuários.
Entre os serviços mais relevantes, destacaram-se os Ambulatoriais Médicos com 8.341 atendimentos; Ambulatoriais com 1.283 atendimentos multiprofissionais e; 31.685 sessões multiprofissionais. Esses números refletem não apenas a quantidade, mas também o comprometimento e a eficácia da equipe multiprofissional com o desenvolvimento de práticas de assistência de qualidade, segura e humanizada, ao longo do último ano.
Pequeno Guilherme Nobrega da Cunha, 4 anos, com sua mãe Greyce Santa Brígida NóbregaEntre os usuários beneficiados, o pequeno Guilherme Nobrega da Cunha, 4 anos, filho de Greyce Santa Brígida Nóbrega, moradores do município de Salinópolis, distante cerca de 70 km de Capanema, que faz acompanhamento há dois meses no Natea dos Caetés. Segundo a mãe do menino, ele claramente, apresenta evoluções na linguagem, por exemplo. "Hoje ele já forma frases de até sete palavras. Isso é muito gratificante. E sem dúvida o Natea é uma grande realização para todas as mães de autistas. Aqui nos sentimos bem acolhidos por todos profissionais, em todas as especialidades necessárias para a evolução dos usuários".
O coordenador do Natea dos Caetés, Eduardo Machado, ressaltou sua satisfação e em obter esses resultados, "tendo em vista que o ano de 2023, foi desafiador por ser o primeiro ano de funcionamento do Natea, pela estruturação do serviço Ambulatorial e Assistencial e, ao mesmo tempo, beneficiando os familiares que necessitam dos nossos atendimentos".
No local, são oferecidos serviços multiprofissionais que auxiliam no desenvolvimento de pessoas com autismo, com aplicação de protocolos aprovados cientificamente com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, arte-terapeutas e pedagogos trabalham em conjunto a partir da análise comportamental.
Para ser atendido no Natea Caetés, assim com os demais no Pará, a pessoa com Transtorno do Espectro Autista, seja criança, adolescente e/ou adulto, deve seguir os seguintes passos: ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximos da residência a fim de ser colocado no fluxo de regulação com o objetivo de ser encaminhado finalmente ao Núcleo.
NATEA CaetésInserido no Complexo Hospitalar do Caetés (CHC), composto ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e a Policlínica, o Natea Caetés está disponível para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) encaminhadas pela Atenção Básica dos 16 municípios que formam a região dos Caetés e que possuem a carteira Ciptea, emitida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e funciona na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC