Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Apresentação lúdica de alimentos auxilia na recuperação de crianças no Hospital Abelardo do Santos

Marmitas decoradas encantam e melhoram a adesão dos pequenos pacientes na hora das refeições

Por Governo do Pará (SECOM)
18/01/2024 08h00

Apostando em levar às crianças um toque de diversão na hora das refeições, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, apostou na criação de pratos coloridos e decorados para encher os olhos e agradar paladar dos pequenos.

Elaborada pelo serviço de nutrição do hospital, a estratégia de combinar grãos, proteínas, legumes e frutas, de uma forma lúdica, tem contribuído para que as crianças consumam os alimentos de cardápio saudável sem reclamar.

Foi o caso do pequeno Joaquim Cunha, de 1 ano e 3 meses, que foi atendido na urgência pediátrica no HRAS devido a um desconforto intestinal. Ao receber a comida no leito, entregue pelo personagem Homem-Aranha, a criança se alegrou, abriu um largo sorriso e ficou encantando com o desenho de urso feito com os alimentos.

Camila Costa, de 28 anos, mãe do menino, elogiou a iniciativa. “Eu gostei muito do prato decorado e ele também. É um ótimo incentivo. Meu filho chegou muito fraco e ficamos aqui esses dias para ele se recuperar e comer melhor”, comentou.

“Eu gostei do ursinho na carne. Vou comer tudo.”, disse empolgada Agatha Santos, de 8 anos. Ela está tratando uma infecção urinária e realizando exames para avaliação dos rins na unidade desde o dia 12 deste mês.

Liliani Carmo Silva, 27 anos, mãe da menina, procurou o pronto socorro pediátrico do Abelardo Santos, devido às fortes dores abdominais e sensação de desmaio da filha. “Ela viu a comida e ficou bastante contente. Vou até tentar fazer essas decorações nas comidas de casa”, comentou.

 Nutrição 

A nutricionista Elaine Pinheiro destaca que as pessoas geralmente relacionam as comidas de hospitais a falta de tempero, podendo até causar desnutrição em pacientes. E pensando nisso, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Abelardo Santos apostou nas marmitas decoradas para melhorar a adesão das refeições pelas crianças.

“Nosso objetivo é mudar essa visão que comida de hospital é sem graça, por issonos empenhamos para que as dietas fiquem cada dia mais saborosas, principalmente na fase de recuperação, onde a alimentação é uma ferramenta fundamental para a melhora do quadro clínico. É muito mais fácil estimular as pessoas a comerem por meio de um prato bem apresentado e que não cause aversão. Além disso, entendemos que essa alimentação é acolhedora, ajuda na recuperação do paciente devido a ingestão de todos os nutrientes necessários para uma boa recuperação”, frisou.

Humanização

A supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, destaca que arrancar sorrisos de pacientes adultos e infantis é praticamente uma tarefa da rotina terapêutica da unidade. Diversos projetos realizados dentro hospital, com apoio de voluntários internos e externos, contribuem para o bem-estar, lazer e provocam boas risadas.

“Encontrar um super-herói ou personagem favorito, viajar e se emocionar por meio da leitura, receber a visita de um pet, aprender a fazer uma lembrança artesanal para uma pessoa querida, receber a refeição com apresentação criativa e colorida e ouvir uma música dentro do ambiente hospitalar, são momentos reconfortantes, que alegram a alma".

“Ao sorrir, o indivíduo trabalha quase todos os músculos do rosto e do abdômen, promove maior oxigenação do cérebro e estimula a liberação da endorfina, que promove o prazer. A risada tem ainda efeito anestésico e aumenta a imunidade do organismo. A alegria e o riso ajudam na resposta aos tratamentos e os mecanismos naturais de autocura”, disse a médica Bárbara Freire, diretora técnica do HRAS.

Serviço - O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.

Texto: Roberta Paraense