Em Marabá, obras de modernização avançam e trazem melhorias na saúde
Investimentos na região permitem a construção de um novo Hospital Materno-Infantil, além de ampliações de setores e melhorias nos serviços oferecidos pelo SUS
Em agenda no município de Marabá, região do sudeste paraense, a vice-governadora Hana Ghassan, visitou as obras que estão sendo realizadas no setor de oncologia do Hospital Regional Público do Sudeste (HRPS) e na construção do novo Hospital Materno-Infantil de Marabá. A agenda também contou a presença da secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, além de autoridades locais.
“Junto com a nossa equipe, estamos vistoriando obras importantes para o Estado e para região de Marabá, como o serviço de oncologia do Regional, que já é muito esperado pela população”, declarou a vice-governadora.
Durante a agenda, a equipe técnica vistoriou o andamento das obras, identificando melhorias e necessidades. “Entendemos a importância de oferecer um serviço de qualidade para a população. Por isso, durante as visitas nas obras, analisamos minuciosamente o que está sendo feito, propondo modificações e melhorias. Temos certeza que serão grandes entregas para a região de Marabá”, ponderou a secretária Ivete Vaz.
Oncologia - As obras no setor de oncologia do Hospital Regional Público do Sudestes estão avançando. O novo serviço terá 418 m² e contará com ambulatório, sala de quimioterapia com 12 poltronas, 20 leitos de internação, além de áreas de convívio e acolhimento humanizado. Quando entregue, o espaço terá a capacidade de realizar cerca de 750 sessões de quimioterapia por mês.
Idelfina Araújo Lima, moradora de Jacundá, referenciada para exames de imagem na unidade do Governo do Pará, destacou a relevância das obras no setor de oncologia do hospital. "Com as obras dessa ala oncológica será um avanço sem precedentes para a região. Por muito tempo, pacientes oncológicos precisavam se deslocar para cidades distantes em busca de tratamento adequado. Com a conclusão dessa obra esse ano, finalmente teremos um serviço de excelência na própria região, o que representa um grande ganho para a saúde pública", explicou.
Vindo de Palestina do Pará, José Maria Sobrinho foi encaminhado para realizar exames no hospital. Durante sua visita, ressaltou a importância vital da instalação de uma ala oncológica na instituição.
"A criação de uma ala oncológica aqui vai salvar muitas vidas. Ter um centro especializado próximo de casa faz toda a diferença, evita o desgaste de viagens longas e oferece um atendimento de qualidade e humanizado. A luta contra o câncer é árdua, mas estar perto da família e receber cuidados de excelência torna o processo mais suportável. É uma necessidade urgente e uma esperança para todos nós que enfrentamos essa batalha", relatou.
Materno-Infantil - A nova unidade hospitalar está sendo construída pela Vale, será gerida pelo governo estadual por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e fortalecerá a rede de atenção materno-infantil abrangendo os 17 municípios que integram a região de Marabá.
Com 11.565 metros quadrados de área construída, é um hospital que vai fortalecer em breve a rede de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na região, evitando que mulheres e crianças precisem se deslocar para outras regiões e até Belém, em busca de atendimento especializado. A unidade contará com 135 leitos de internação.