Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Metropolitano vacina mais de 900 profissionais contra o vírus Influenza

Realizada anualmente, a campaha garante a imunização dos profissionais que participam do dia a dia de centenas de usuários

Por Governo do Pará (SECOM)
16/01/2024 19h41

Com a chegada do inverno amazônico na região Norte, o que ocasiona anualmente altos índices de infecção por doenças respiratórias, a gestão do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), promoveu campanha e imunizou 950 pessoas, entre fucionários, estagiários e residentes.

A ação de educação em saúde, realizada desde o início do mês de janeiro, foi encerrada na segunda-feira (15),, garantindo mais segurança e bem-estar aos profissionais, usuários internados, acompanhantes e demais pessoas que transitam pelo ambiente hospitalar.

Segundo a enfermeira Rosiane Rodrigues, responsável pela campanha, a vacinação protege os pacientes contra a transmissão de doenças por contato com profissionais de saúde. Ela disse que, atualmente, a equipe do HMUE tem 965 trabalhadores, dos quais 950 receberam a vacina na campanha. “O restante não fez porque já havia recebido a vacina em campanhas do município. Ou seja, 100% de nossos colegas de trabalho estão com a carteirinha de vacina em dia”, ressaltou.

Foi a primeira campanha de imunização contra Influenza deste ano. “O HMUE recebe as vacinas da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), por quem somos muito gratos pelo importante apoio”, informou Rosiane Rodrigues,

Ela informou ainda que o HMUE mantém um plano de imunização ocupacional, descrito no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), abordando as ações que devem ser desenvolvidas para o controle das vacinas de rotina - febre amarela, tétano, hepatite B e a dupla viral, assim como o controle das vacinações contra a Covid-19.

Prioridades – Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde (MS), os grupos prioritários das imunizações são crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, idosos e professores, com doses administradas da vacina contra Influenza no Pará.

Carlos Henrique da Costa, funcionário do Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), setor que organiza a campanha de imunização no HMUE, disse que “eu sempre participo das campanhas. Nesse contexto de inverno amazônico é fundamental estar vacinado contra a infecção pelo vírus da gripe, principalmente os profissionais, porque para cuidar da saúde de nossos usuários é necessário estar bem. Portanto, manter os colaboradores imunizados, para que eles possam estar sempre com saúde, é fundamental”.

Aprovação – O agricultor Elênio Dias, 44 anos, residente do município de Tomé-Açu, o nordeste paraense, a mais de 180 quilômetros de Ananindeua, sofreu um acidente na área rural, que afetou sua perna esquerda. Para ele, “o primeiro passo para cuidar da saúde é com vacinação. Me sinto mais seguro em saber que o HMUE promove campanhas de imunização para sua equipe. Aqui, graças a Deus, estou sendo bem atendido”.

Pertencente à rede de saúde pública do Pará e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de média e alta complexidade em traumas e queimaduras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Estrutura - A unidade dispõe de 228 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.

O Hospital Metropolitano recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos demais municípios do Pará e de outros estados. Em 2022, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.

Texto: Vera Rojas - Ascom/HMUE