Estado entrega trecho do Canal da Mundurucus e assina ordem de serviço para canal da Gentil
Ordem de Serviço vai contemplar o Canal da Gentil revestimento em placas de concreto, pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo e urbanização
O Governo do Estado entregou, neste sábado (13), o primeiro trecho da etapa de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, no Canal da Mundurucus, trecho entre a Avenida Tucunduba e Alameda Bom Jesus, contemplado com pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização.
“O fortalecimento da drenagem em Belém deve ser priorizada e hoje nós cumprimos mais uma etapa de entrega. Já são dois quilômetros de canais que estão sendo entregues à população de toda a região do Tucunduba, falando no bairro do Jurunas, da Terra Firme, da Condor, Jabatiteua e Marco. São mais de 300 mil pessoas beneficiadas, e nós continuaremos as entregas, avançando com as obras. Neste momento, entregamos mais uma etapa e em maio nós voltamos para concluir, agora indo até a Teófilo Condurú com a Rua dos Mundurucus, onde hoje existe uma feira que será requalificada. Nosso objetivo é tirar a população das áreas alagadas, garantir escoamento de água, garantir drenagem para a cidade de Belém e urbanizar as áreas mais periféricas, e cuidar das pessoas que mais precisam. Garantir qualidade de vida, habitação de qualidade, trafegabilidade, mobilidade, abertura de novas vias e, com isso, fazendo com que o Belém possa crescer com o planejamento”, destacou o governador do Estado, Helder Barbalho, que caminhou pelo trecho e conversou com moradores durante a entrega.
A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, parabenizou a comunidade local, que estava em festa, após a entrega da obra. “Quero dizer que dias como o de hoje fazem valer tudo a pena, porque essa obra, assim como outras semelhantes do Governo do Estado, mudam a comunidade como um todo. Ficamos muito felizes de estarmos participando dessa mudança da comunidade de vocês, porque uma obra como essa, traz muitos benefícios e muda realidades”, disse ela.
O trecho foi contemplado com rede de esgoto, rede de distribuição de água, drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, calçadas, rampas de acessibilidade e duas passarelas para facilitar a mobilidade dos moradores locais. O canal, que recebeu investimento total de R$ 48 milhões em toda extensão, faz parte das obras da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba e beneficiará mais de 300 mil pessoas nos bairros do Guamá, Terra Firme, Marco e Canudos.
Cumprindo agenda em Belém, o Ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou a importância de cuidar de todos os bairros da capital. “Quero dizer da alegria de ver um sonho como esse sendo realizado, e por isso, tenho primeiro que agradecer a Deus por esse momento, de nós podermos estar aqui e estar celebrando uma vitória, que é uma vitória de vocês, é uma vitória da luta do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hanna Ghassan, isso aqui é saneamento, isso aqui é qualidade de vida”, destacou ele.
A moradora Kelly da Silva, que reside há 15 anos no bairro, contou que no período chuvoso o canal transbordava e as águas invadiam as casas dos moradores, mas que agora a realidade é outra. “Quando chovia alagava muitas casas que iam para o fundo, até a do meu pai, que mora aqui, foi para o fundo também. Então, essa obra, foi uma honra para nós, tanto para mim quanto para outros moradores, porque não acreditávamos que sairia. E hoje em dia, estamos aqui, vendo a obra e que tudo vai melhorar daqui para frente”, contou.
Já Erick Silva, morador há 33 anos do local, lembrou as dificuldades que as famílias enfrentavam. “Antigamente, onde está essa pista de asfalto era a ponte de madeira e o outro lado tinha casa, onde é o canal tinha casa de madeira também, tinha alagamento, às vezes a gente não podia entrar de bicicleta e muitos carros caíam da ponte. Nunca imaginei que iria ter um asfalto bom e de qualidade, é uma melhoria muito grande para nosso bairro e para outros moradores que virão também. O nosso Governador Helder Barbalho está fazendo um trabalho muito bacana para população”, disse o morador.
Mais investimentos - Na ocasião, o governador do Estado, Helder Barbalho, assinou uma nova ordem de serviço para dar continuidade às obras na Bacia do Tucunduba, que contemplará o Canal da avenida Gentil Bittencourt. No local, serão realizados serviços de revestimento em placas de concreto, pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização e passarelas. Além disso, os serviços contemplarão condução hidráulica de águas pluviais e residuais, o que evitará alagamentos na área. A obra possui um investimento do Estado de R$ 123.185.722,30.
“Quando estivemos aqui muita gente não acreditou que fossemos capazes fazer o que fizemos neste intervalo de tempo, mas graças ao apoio de todos vocês e com a ajuda da nossa equipe, as obras saíram e farão a diferença na vida das pessoas. O nosso compromisso é entregar toda a obra para a população, lembrando que cerca de três quilômetros já foram concluídos e entregues na Bacia do Tuncunduba”, disse o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral, que acompanhou a entrega da obra.
Compromisso - Em 2019, com o compromisso de assegurar mais qualidade de vida aos moradores de Belém, melhorar a mobilidade urbana e minimizar os problemas de alagamento em diversos bairros, o Governo do Estado retomou os serviços da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba. Até então, já foram entregues os trechos que compreendem o perímetro entre as ruas São Domingos e Mundurucus, da Rua dos Mundurucus e Rua 2 de Junho, da Rua 2 de Junho e Travessa Vileta e os canais da União e Timbó, este último entregue em janeiro de 2023, durante o aniversário de Belém.
Texto: Lucas Rocha (Ascom Seop)