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Estações Cidadania realizaram mais de 603 mil atendimentos em 2023

O Estado tem 10 unidades instaladas em regiões estratégicas, sendo cinco só na Região Metropolitana de Belém

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
08/01/2024 13h01

O Governo do Estado vem investindo fortemente em serviços públicos de qualidade, reforçando seu compromisso em proporcionar mais celeridade e acessibilidade ao cidadão paraense. Alguns destes investimentos foram as Estações Cidadanias, que vêm transformando a dinâmica de atendimentos em diversas regiões do Estado.

Em 2023, foram mais de 603 mil atendimentos realizados, sendo 329.255 na Região Metropolitana de Belém (RMB); 158.006 na Região do Carajás, com Parauapebas e Marabá; 70.304 na Região do Baixo Amazonas, com Santarém; 33.580 na Região do Lago de Tucuruí e 12.801 na Região Tapajós, com Itaituba. 

A secretária de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Elieth de Fátima Braga, destaca a importância das Estações Cidadania no atendimento às demandas locais. 

"O governo do Pará busca descentralizar os serviços e atendimentos da capital, expandindo o número de Estações, pois estes espaços proporcionam comodidade e facilidade à população, evitando deslocamentos longos. Por este motivo, o Estado trabalha de forma incansável para ampliar o número de unidades das Estações em todo o Pará, objetivando atender as necessidades dos cidadãos paraenses", afirma.

A titular da pasta reforça ainda que "para implantar uma unidade da Estação Cidadania é necessário realizar estudo técnico e análise detalhada para definir as regiões a serem contempladas. Em todas as unidades das Estações Cidadania, temos parceiros estratégicos, como o Detran, Polícia Civil, Seaster e Banpará". 

As Estações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) e atualmente, o Estado tem 10 unidades instaladas em regiões estratégicas, sendo cinco na Região Metropolitana de Belém; uma em Santarém; uma em Marabá; uma em Parauapebas; uma em Tucuruí e a última inaugurada em junho de 2023, em Itaituba. 

“As escolhas das cidades para implantação de uma unidade da Estação Cidadania, baseia-se na importância sócio econômica que o local representa para a região, a localização geográfica é levada em consideração, tendo em vista que existem muitos municípios "polo" que já exercem um papel importante para o desenvolvimento social e econômico na região escolhida, cidades que se apresentam como referência para outros municípios no que se refere a diversificação de serviços, comércio forte, leva-se em consideração também a questão da facilidade de acesso das pessoas de outros lugarejos e municípios”, explicou Kleber Lara coordenador geral das Estações Cidadania. 

Diversidade de Serviços: O governo do Estado não apenas quantificou atendimentos, mas também diversificou os serviços oferecidos, abrangendo áreas cruciais da vida cotidiana. Desde serviços bancários até a resolução de questões ligadas ao meio ambiente, saúde e agricultura familiar. 

"É a segunda vez que venho aqui, hoje vim com minha mãe, sou sempre muito bem atendida, inclusive, até me surpreendi, o atendimento é muito rápido. A estação é bem localizada, a minha casa é bem próxima,  uns cinco minutos, então pra mim a localização é perfeita. Não tenho muito o que questionar, até mesmo pra quem mora  em Belém, que é ali pelo Augusto Montenegro e cabanagem fica próximo", falou a universitária Paula Araujo. 

Contribuindo no descongestionamento dos serviços da capital, as Estações Cidadanias do interior, elevam a qualidade dos atendimentos, proporcionando conforto e comodidade à população. Entre os serviços disponíveis à população, pode-se destacar, emissão de RG; consulta de restituição de IRPF; recepção de processos; carteira do TEA; retirada de documento CRV; CRLV e digital; análise de processos; emissão de CTPS digital; seguro desemprego; consulta processual; orientação e proteção aos direitos do consumidor, entre outros atendimentos.

"Vim tirar a segunda via do meu RG, o atendimento foi ótimo, muito rápido, fiz o agendamento pela internet e consegui atendimento para o dia seguinte, no caso hoje. Na hora que cheguei fui bem orientado pelo rapaz que trabalha aqui e consegui resolver tudo bem rápido. A localização é excelente, porque nós moramos aqui perto, ficou rápido, e quem vem de outro lugar também vai estar bem tranquilo, está bem centralizado, mesmo quem mora lá no fundo da cidade nova, e como quem vem lá de Marituba", contou o professor José Carlos da Silva. 

O Governo do Pará continua comprometido em aprimorar e expandir seus serviços, reafirmando a importância de uma administração centrada nas necessidades da população paraense.