Construção do Hospital Pronto Socorro da Augusto Montenegro está em reta final
A unidade terá 115 leitos, vai funcionar em regime 'portas abertas' e contará com uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria
Com quase 100% dos serviços executados, as obras de construção do novo Hospital Pronto-Socorro de Belém, localizado na Avenida Augusto Montenegro, estão em reta final. A unidade hospitalar vai contar com 115 leitos e funcionará em regime 'portas abertas'. O espaço, que já está com 97% da obra concluída, é uma das estratégias do Governo do Estado para descentralizar os serviços da saúde na capital paraense.
"Estamos na fase dos arremates, dos detalhes, cumprindo nosso cronograma previsto. Os equipamentos já estão todos comprados e após a finalização das obras, a Secretaria de Estado da Saúde do Pará encaminhará o mobiliário para que a unidade seja entregue. Já foram investidos cerca de R$ 200 milhões nesta obra, que é extremamente importante para a população, tendo em vista a quantidade de leitos e a sua generalidade de especificidades e atendimento à saúde do povo do Pará. Para nós, é um momento de tranquilidade observar a finalização dessa obra e reforçar os nossos compromissos com o povo do Pará", ressalta Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Com 28 mil metros quadrados de área construída, o hospital ofertará leitos de urgência e emergência, leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além de salas de cirurgia e atendimentos de média e alta complexidade. A unidade atenderá moradores da Região Metropolitana e, sobretudo, região do entorno, a exemplo dos bairros do Bengui, Mangueirão, distritos de Icoaraci e Outeiro, sem necessidade de encaminhamentos.
A engenheira civil da Seop e fiscal da obra, Caroline Corrêa, destaca que a construção está em reta final, sendo realizados agora os serviços de acabamento como: pintura, revestimento, piso, forro, esquadrias, instalação de portas, entre outros. "O hospital, que será dividido em três níveis, com subsolos, pavimento superior e térreo, é uma estrutura robusta que garantirá atendimento e espaço de excelência para o atendimento da população", informa.
Mário Matos - Técnico de RadiologiaMorador do bairro Parque Guajará, o técnico de radiologia Mário Matos, celebra os benefícios que a obra vai trazer à população. "Como profissional da saúde, vejo a importância que a entrega de uma unidade como essa representa para a população, sobretudo, em uma área como a Augusto Montenegro, que tem se desenvolvido muito e possui também uma grande densidade populacional e precisava contar com um serviço deste porte. Esse investimento reflete diretamente na saúde e qualidade de vida da população, só temos a agradecer por esse olhar do Governo", diz.
Desde o início de sua construção, em junho de 2021, as obras já geraram cerca de mil empregos diretos. Atualmente, a obra conta em seu quadro com 320 funcionários. O carpinteiro Matheus Santos, além de morador do bairro do Coqueiro, é um dos operários que atuam na obra.
"Estava desempregado, quando, em 2022, tive essa oportunidade de trabalho, que trouxeMatheus Santos - Ajudante Civil mudanças positivas para a minha vida e da minha família. Essa obra, que já transformou a minha realidade, vai mudar também a vida, principalmente, da população dos bairros mais próximos, com acesso mais fácil a serviços de saúde. Todos nós estamos muito empenhados na construção desses prédios, que têm uma estrutura maravilhosa", conta.
Saúde mental - Além dos atendimentos voltados para urgência e emergência, a unidade irá contar com uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria (Urep) anexa ao Pronto-Socorro, que tem como finalidade diminuir a separação entre assistência psiquiátrica e a médica geral, buscando atender pessoas que estejam com sofrimento ou transtorno mental, e que tenham necessidades de saúde decorrentes do uso do álcool e outras drogas.