Governo do Estado fortalece estrutura da Polícia Científica com entregas de obras e viaturas
Foram investidos cerca de R$ 12 milhões destinados às obras, evidenciando o comprometimento do governo com a modernização e fortalecimento da instituição
O Governo do Estado do Pará reforçou seu compromisso com a segurança pública ao realizar a entrega de significativas melhorias na unidade sede da Polícia Científica do Pará (PCEPA), em Belém. Nesta quinta-feira (4), em um evento que contou com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghasan, do perito criminal Celso Mascarenhas, diretor-geral da PCEPA, do secretário de segurança Ualame Machado, do comandante geral da PM Dilson Júnior, além de outras autoridades, foram entregues as novas obras e viaturas para a PCEPA.
Um investimento expressivo de aproximadamente R$ 12 milhões foi destinado às obras, evidenciando o comprometimento do governo com a modernização e fortalecimento da instituição que desempenha papel crucial no sistema de segurança paraense.
"É fundamental para o fortalecimento do sistema de segurança pública, que possamos ter a Polícia Científica como retaguarda para subsidiar as informações e elucidar crimes no nosso Estado. Sendo assim, o Governo do Pará investiu não somente na criação, fortalecimento e ampliação de efetivo, mas também em equipamentos e estrutura logística, que faz permite termos uma das Polícias Científicas mais moderna do Brasil", declarou o governador Helder Barbalho.
Diante dessa importância, a Coordenação de Laboratório Forense (Colab) foi objeto de reconstrução, com destaque para a separação dos setores de química e biologia, garantindo a saúde dos peritos.
Em 20 anos, esta é a primeira vez, que o local passou por uma significativa renovação, resultando em instalações totalmente adequadas às normas, proporcionando um ambiente propício para a realização de perícias de alta qualidade. "As obras estão totalmente dentro das normas e aptas para alocar nossos equipamentos, o que possibilita a prestarmos nosso serviço com excelência e produzirmos nossos laudos que são a prova técnica para a justiça", disse o perito criminal Eric Nascimento, coordenador da Colab.
Devido a alta demanda na realização de perícias em veículos, que atende até solicitações de municípios vizinhos, a Gerência de Perícia Veicular (GPV) também foi contemplada com uma reconstrução e com novas instalações. "Foi muito bom poder ter o setor veicular inserido nessa reconstrução, a qual nos possibilitou termos um galpão de pericias revitalizado, um laboratório para as análises mecânicas, assim como um espaço de convivência salubre. São melhorias que vão fazer da nossa Gerência de Perícia Veicular, entre as mais avançadas do Brasil", declarou o perito Herculano Marçal, gerente da GPV.
O Núcleo de Fonética Forense (NFF) foi reconstruído para atender às perícias relacionadas a crimes digitais. A estrutura física está pronta para abrigar equipamentos de alta tecnologia, permitindo um salto de pelo menos 20 anos em termos de capacidade operacional. "A entrega deste novo é um avanço, já que antes estávamos num espaço que funcionava praticamente no improviso. Por isso, agradecemos por esse novo local de trabalho, onde iremos poder usar nossos modernos equipamentos tecnológicos, produzindo laudos que combatem crimes digitais", declarou o perito criminal Joaquim Araújo.
Além das novas instalações, o Governo do Estado fez a entrega de 17 novas viaturas do modelo utilitárias que representam o início da renovação da frota de veículos da PCEPA. "Esses novos veículos fazem parte de um total de 52 veículos, já que iremos trocar a atual frota. Entre os utilitários, também teremos novos carros de remoção que serão distribuídas para nossas coordenadorias e núcleos avançados, fazendo nossa perícia criminal alcançar todo o Pará", disse o perito criminal Celso Mascarenhas, diretor-geral da PCEPA.
As melhorias não se limitaram apenas às áreas de perícias, mas envolveram a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da PCEPA. O projeto visa tratar o necrochorume proveniente das atividades do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL), demonstrando a responsabilidade ambiental da instituição. "Nossa ETE se preocupa em fazer a destinação correta dos dejetos, uma responsabilidade ambiental da PCEPA, principalmente com os moradores do entorno", declarou Celso Mascarenhas.
Biblioteca, POP e Academia
A entrega das obras abrangeu também a inauguração da Biblioteca da PCEPA, proporcionando um espaço de pesquisa para servidores e a sociedade em geral. Paralelamente, foi apresentado o Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) de Local de Crime, um guia sistêmico que padroniza procedimentos para a realização de perícias de local de crime. O material, publicado com o apoio da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA), representa um avanço significativo na organização e qualidade dos serviços prestados pela PCEPA. Um Centro de Treinamento com equipamentos de academia também foram entregues, que integra o Núcleo de Atendimento ao Servidor.
As entregas realizadas indicam o compromisso do Governo com a PCEPA e, por sua vez, com o sistema de segurança pública. "Temos a ciência da importância da perícia criminal no combate à violência, pois os laudos periciais são a prova inconteste que ajudam na resolução de crime. É por isso que, ao longo dos anos, o Governo por meio da Secretaria de Segurança tem investido de maneira constante na estrutura e equipamentos da PCEPA", concluiu Ualame Machado, secretário de segurança.