Governo do Estado entrega novo campus da Uepa em Ananindeua
Com uma infraestrutura moderna e funcional, salas de aula equipadas e laboratórios avançados, o campus teve sua primeira etapa concluída
O campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Ananindeua representa um investimento significativo na educação na região metropolitana de Belém. Ele proporcionará oportunidades de aprendizado e crescimento para a comunidade local. A entrega oficial da nova unidade será realizada na próxima quarta-feira (03), às 17h30, no dia do aniversário do município.
De acordo com a coordenadora do campus, Camila Claide, coordenadora do campus, as aulas começaram em setembro, com a realização da Semana do Calouro, para dar boas-vindas aos novos alunos. "Além disso, foram feitas ações no local como curso de xadrez, aberto aos alunos e comunidade, visita ao Planetário do Pará, pelos alunos de Engenharia Florestal, visitação dos alunos do curso de Engenharia de Software ao Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Pará. Também foi realizada uma feira do vestibular na Usina da Paz do Icuí, vizinha ao campus, com um público estimado em 300 pessoas que conheceram mais sobre os cursos ofertados pela instituição", explicou.
Com uma infraestrutura moderna e funcional, salas de aula equipadas e laboratórios avançados, o campus teve sua primeira etapa concluída, com a construção de um bloco térreo, portaria, caixa d’água, cinco salas de aula, dois laboratórios e salas administrativas. "Agora, estamos concluindo a segunda fase e a próxima será a construção dos blocos de salas de aula”, explicou Camila.
Ryan Ricardo de Souza, acadêmico do curso de Engenharia de Software da Uepa, aponta que o campus em Ananindeua é bem próximo a sua residência, o que facilita o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade.
"Melhorou bastante porque eu sou um dos primeiros da minha família a ingressar no nível superior, então realmente foi um grande diferencial ter esse campus mais perto e com essas ofertas de cursos”, opinou o estudante.
Além de Engenharia de Software, também são ofertados cursos de Engenharia Florestal e Licenciatura em Matemática. Para o estudante, que se identifica com a área de tecnologia, a formação é “bem abrangente tanto para a área de programação, quanto para também a área de desenvolvimento e de gerência de projetos”, complementou Ryan.
Para o estudante universitário a área de tecnologia está em constante crescente no mercado de trabalho, o que faz do curso ser um diferencial para sua formação. “A perspectiva para a turma de Engenharia de Software é poder alcançar os padrões e realizar feitos, tanto na pesquisa quanto na extensão e inovações também. É uma área que dialoga muito bem com todas as outras e que tem uma grande perspectiva”, conclui, orgulhoso, o acadêmico.