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Hospital Regional de Marabá fortalece transparência e excelência com implantação de canais de ouvidoria.

A iniciativa visa fortalecer a comunicação entre pacientes, colaboradores e a direção do hospital, visando melhorias contínuas

Por Ascom (Ascom)
29/12/2023 15h55

Hospital Regional de Marabá dissemina novos canais de ouvidoria na unidade O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, empreendeu esforços esta semana para a implantação dos canais de ouvidoria da instituição. A iniciativa visa fortalecer a comunicação entre pacientes, colaboradores e a direção do hospital, evidenciando o compromisso com aprimoramento contínuo e atendimento de qualidade.

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da unidade do Governo do Pará, liderou os esforços para implantar os canais de ouvidoria na instituição, que irá estabelecer uma via direta para feedbacks, sugestões, elogios e reclamações, tanto por parte dos pacientes quanto dos colaboradores.

O Diretor Executivo do hospital, Flávio Marconsini, ressaltou a importância dos canais de ouvidoria para o diálogo entre a administração hospitalar, os pacientes e colaboradores. "Estamos empenhados em garantir que nossos pacientes tenham voz ativa, recebendo atenção integral e oportunidades para expressar suas opiniões, críticas e sugestões", explicou.

O profissional também ressaltou que a iniciativa servirá também para reconhecer o valor dos colaboradores da instituição. "Estamos dedicados a criar um ambiente onde nossos colaboradores se sintam valorizados e ouvidos. Reconhecemos o papel fundamental que desempenham na excelência dos serviços prestados e queremos garantir que tenham espaço para expressar suas idéias, preocupações e contribuições", destacou. 

Jonas Souza, residente de Jacundá, referenciado para exame de ressonância magnética na unidade, parabenizou a ação. "É gratificante ver o hospital incentivando essa comunicação aberta, mostrando compromisso real com o bem-estar dos pacientes. Saber que nossa opinião é valorizada faz a diferença no cuidado que recebemos", afirmou.

Alan Ferreira, Diretor Assistencial da instituição, destacou a importância dos canais de ouvidoria como uma ferramenta essencial para fomentar um ambiente de trabalho mais participativo e saudável entre os colaboradores.

"Os canais de ouvidoria não são apenas linhas de comunicação, são pontes que conectam diretamente a experiência do paciente e a qualidade do ambiente de trabalho. Valorizar e incentivar esse diálogo não apenas fortalece os laços entre a administração, pacientes e colaboradores, mas também representa o compromisso do hospital com a excelência no cuidado e na prestação de serviços de saúde", enfatizou.

Canais de ouviroai são utilizados no HRSP.Canais de Ouvidoria

Os canais de ouvidoria oferecidos pelo Regional de Marabá, incluem opções diversificadas como caixas de sugestões espalhadas nos corredores e pontos estratégicos, além de e-mails, telefones, e presencialmente na sala da ouvidoria, com a garantia de sigilo e confidencialidade para todos que utilizarem esses recursos.

"Acreditamos que ouvir é o primeiro passo para agir de maneira eficaz. Estamos comprometidos em transformar feedbacks em ações tangíveis que beneficiem não apenas nossos pacientes, mas também a nossa equipe, promovendo um ambiente de cuidado e excelência", ressaltou Flavia Fernandes coordenadora do SAU.  

A profissional ainda ressaltou que a iniciativa do hospital, reafirma o compromisso da instituição com a transparência, a melhoria contínua e a priorização do bem-estar dos usuários e profissionais que compõem o cenário hospitalar. 

Serviço: Informações, opiniões, denuncias, críticas ou sugestões sobre o serviço prestado na instituição, podem ser encaminhados para o e-mail: sau@hrsp.org.br. Também é possível contatar a Ouvidoria da SESPA pelo endereço: ouvidoria@sespa.pa.gov.br ou sitewww.saude.pa.gov.br/ouvidoria.

Perfil: O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.