Sedeme debate investimentos no território paraense com embaixador do Cazaquistão
Embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, e o secretário executivo da embaixada, Anuar Temirov, foram recebidos pelo secretário Paulo Bengtson
O embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, e o secretário executivo da embaixada, Anuar Temirov, foram recebidos pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, na quinta-feira (28), na sede da instituição, em Belém. No encontro, foram debatidas oportunidades de parcerias e investimentos no Pará.
Bengtson apresentou projetos voltados para as relações comerciais de exportação de grãos, e também os investimentos em infraestrutura, como a malha ferroviária, que irá interligar o porto de Vila do Conde, em Barcarena, a municípios do sudeste do Estado.
O titular da Sedeme apresentou os estudos sobre o aprofundamento dos canais do Quiriri e Espadarte, para o aumento da capacidade do transporte hidroviário. Outro assunto abordado foi o potencial econômico nas áreas do agronegócio, energias e indústria.
Na ocasião, Paulo Bengtson apresentou também as políticas de incentivos fiscais do Estado para atrair investimentos que contribuem diretamente com a promoção do crescimento econômico sustentável paraense.
"O governo do Pará, por meio da Sedeme, está de portas abertas para receber os novos investidores com grandes oportunidades de negócios. O Estado promove políticas públicas de desenvolvimento econômico sustentáveis e oferece incentivos fiscais para empresas que desejam se estabelecer no Pará. As medidas governamentais objetivam atrair novos negócios, tornar o Estado mais competitivo e contribuir com o desenvolvimento econômico", destacou o secretário.
O embaixador, Bolat Nussupov, demonstrou interesse em investir no Estado. Ele destacou a relevância da região como parceiro de desenvolvimento econômico, ressaltando a importância dos recursos naturais e o clima favorável.
“O Pará é o segundo maior estado do Brasil e vimos aqui muitas possibilidades para nossa cooperação. Temos interesse em trazer uma comitiva do nosso país para conhecer a região. Até o próximo ano teremos projetos concretos para o setor econômico”, disse o diplomata.
Relação bilateral
Em setembro deste ano foi comemorado o 30º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a República do Cazaquistão e a República Federativa do Brasil.
O Cazaquistão é uma antiga república da União Soviética. O país alcançou a independência em 1991, e fica entre a Ásia e a Europa, e é considerado um país transcontinental.
A economia do Cazaquistão tem base na exploração de recursos naturais, o país também se destaca na produção de petróleo e gás natural.
Participaram do encontro o secretário-adjunto da Sedeme, Carlos Ledo; o diretor de Energia (Diren), Mauro Bastos; o diretor de Concessões, Wilton Teixeira; e o assessor Leonardo Lobato.