Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Materno-Infantil arrecada mais de 300 litros de leite materno em 2023

Unidade recebe doações para amamentação dos bebês internados e conta com a parceria do Corpo de Bombeiros para fazer arrecadação

Por Ascom (Ascom)
28/12/2023 12h51

Há um ano, a Daniela Lima Cadete conheceu no posto de saúde do bairro Jardim Cabano o projeto do Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB). 

Mãe do pequeno Adson, ela sentiu como se tivesse sido chamada para ajudar.  “Senti no coração que deveria começar a doar. Percebi a importância da doação, o bem que faz para tantas crianças, porque muitas mães não conseguem produzir o leite para seus filhos. Doação é o ato de dar, em vida, uma parte de seu corpo para salvar ou melhorar a saúde do outro”, afirmou.

Já Juliana Vitória Sena tem todo o cuidado na hora de armazenar o leite para a doação. Ela é mãe há sete meses e também se tornou doadora. 

“Primeiramente eu faço a higienização após o neném mamar e enquanto ele brinca ou dorme na rede, pego meu coletor manual de leite e faço a ordenha. Depois, eu pego o frasco, derramo o leite dentro e coloco no congelador.  Aviso ao pessoal de casa para não mexer. No início, dava uma pequena confusão porque ninguém sabia o que era aquilo e todo mundo mexia e acabava que eu tinha que coletar de novo. Mas hoje todo mundo sabe que ninguém pode tirar do congelador. Sei que muitas mães não têm a oportunidade de amamentar seus pequenos, mas tenho certeza que elas se sentem aliviadas e felizes por saber que seus pequenos têm recebido uma porção de amor”, contou.

O Banco de Leite Humano do HMIB arrecadou, só em 2023 até aqui, 302,37 litros de leite materno que é utilizado para amamentar bebês internados na unidade que, por algum motivo, não conseguem ser totalmente alimentados pelo leite das próprias mães. 

Esse número representa um aumento de mais de 203% comparado à arrecadação do ano passado, quando 99,7 litros de leite foram coletados. “O ano de 2023 foi um ano de muitas realizações para o Banco de leite de Barcarena. Tivemos ótimos resultados quanto a arrecadação de leite e novos cadastros de doadoras. Alcançamos o marco de atender 100% dos bebês do hospital internados na UCI e UTI neonatal com leite humano”, comemorou a nutricionista Thamires Magno, que é responsável pelo banco de leite.

Parceria e voluntariado – Para realizar a busca do leite coletado nas casas das mães doadoras, o HMIB conta com a parceria do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, através do Projeto Social Bombeiros da Vida. Semanalmente, os militares fazem o recolhimento do leite materno e encaminham à unidade, para a utilização.

Este trabalho voluntário é fundamental para o funcionamento do banco de leite e os resultados expressivos conquistados este ano. “Em Barcarena, conseguimos atingir a nossa meta abastecer em 100% os estoques de leite humano. Fato este que nos enche de orgulho e vontade de expandir as nossas ações para todo o Estado do Pará. Às doadoras de leite materno, que nos recebem com todo carinho, deixamos a nossa eterna gratidão por fazerem parte dessa corrente do bem. Sem elas esse sucesso não seria possível”, agradeceu a subtenente Rubenita Trindade de Souza.

E como forma de agradecer às doadoras por este importante ato, o Materno-Infantil junto com os Bombeiros preparam uma ação especial de visita e entrega de brindes e presentes às mães que ajudam o banco de leite.

Cada família ganhou um cartão de Natal, um chaveiro com a foto da mãe e do bebê e um bombom, além de um polvinho de amigurumi, que é um bichinho feito de crochê 100% algodão que foi doado por uma ex-colaboradora do HMIB.

“Eu e meu bebê amamos por demais, achei a coisa mais linda do mundo o amigurumi de polvinho. Meu bebê amou e já dormiu com ele, brincou, sem dúvida vai ser um polvo que guardarei para a vida toda como lembrança desse momento marcante na minha vida, que foi doar leite como mãe de primeira viagem. Parece não ser grande coisa, mas me sinto uma pessoa importante por fazer essa tarefa”, ressaltou Juliana Sena. 

“O nosso banco de leite é fundamental para a recuperação dos bebês internados e agradecemos imensamente às mães que fazem as doações e aos bombeiros que nos ajudam nesta missão. Sem eles, essa dinâmica não seria possível. É muito gratificante ver esta união de esforços para garantir a saúde e o desenvolvimento dos nossos pequenos e a felicidade de tantas famílias”, destacou o diretor executivo do HMIB, Sérgio Félix.

Serviço - O público-alvo do HMIB é de mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

Administrado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, está localizado na cidade de Barcarena, a 114 km de distância da capital Belém.