Segup coordena ações de segurança durante a Marujada em Bragança
A procissão de São Benedito, na sua 225ª edição, tomou conta das ruas da cidade de Bragança, nordeste do Pará, e contou com mais de 100 agentes envolvidos nas ações com intuito de garantir segurança aos milhares de Marujos que acompanharam a romaria do padroeiro do município.
As ações fazem parte do planejamento estratégico desenvolvido para a operação “Festas Seguras” coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que iniciou a segunda fase de atuação, lançada no última sábado (23).
Ao todo, 13 câmeras de videomonitoramento são usadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, instalado em frente ao mercado municipal, de onde a equipe do Centro Integrado de Operações (Ciop) acompanha a movimentação dos turistas e moradores na cidade.
O secretário de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira ressalta a integração das forças e o planejamento ostensivo dos órgãos para a festividade.
“Estamos aqui com a presença efetiva dos órgãos de segurança do Estado, bem como, com o apoio dos órgãos municipais para que as festividades de São Benedito possam acontecer dentro da normalidade, tanto para os turistas quanto para os moradores do município. Estamos com o nosso Centro de Comando Móvel presente na cidade para garantir segurança não apenas durante as festividades, mas também para aqueles que buscam o município para as festas de final de ano, desta forma, nossas equipes integradas estão preparadas para servir a todos”, disse Luciano de Oliveira.
Atividades - A ações desenvolvidas pelas equipes de segurança acontecem diuturnamente nas vias da cidade com monitoramento 24h, rondas policiais ostensivas e preventivas nas principais ruas de acesso ao município, bem como no local do evento, a fim de evitar ações ctiminosas.
Integração - A operação iniciada no último dia 23 de dezembro, finaliza na próxima terça-feira, 02. Participam das ações agentes das Polícias Militar, Civil e Científica; Corpo de Bombeiros Militar; Departamento de Trânsito do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária, além da Secretaria de Saúde pública, e os órgãos de segurança municipal.