Papai e Mamãe Noel PCDs do CIIR chegam à programação de Natal em canoa adaptada
O clima desta sexta-feira (22), com o céu pouco nublado, foi bem propício e deu ares natalinos à programação do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, que foi encerrada de forma bem peculiar, com destaque à presença ilustre de Papai e Mamãe Noel, ambos Pessoas com Deficiência (PCDs), ele diagnosticado com Degeneração Macular (DM), que acomete em baixa visão, e ela com poliomielite e usuária de cadeira de rodas. A programação do "Natal Inclusivo" iniciou no dia 12 de dezembro, no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea).
Organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), de uma forma bem diferente, ao invés do trenó, o casal mais famoso desta época chegou pela Baía do Guajará em canoa adaptada, trazendo brinquedos que foram oriundos de uma parceria entre o CIIR e o Posto Ipiranga, que arrecadaram para presentear as crianças em atendimento e que estavam aguardando ansiosas pela chegada da dupla na Orla do Centro de Reabilitação, ao lado de seus acompanhantes e terapeutas.
“Foi emocionante ver a chegada deles na canoa, pela Baía do Guajará. O CIIR é diferenciado neste quesito, porque inserimos a PcD em todas as datas comemorativas, ou seja, inclusão. Por isso, ganhamos destaque internacional, neste ano, na categoria de Ideias Inovadoras, durante a Conferência Internacional Planetree, nos Estados Unidos”, destacou a diretora executiva da instituição, Rejane Xavier.
Entre as entusiasmadas crianças à espera do “bom velhinho”, estava a pequena Maitê Cordovil, de três anos, que segundo a mãe, Viviane Cordovil, conheceu pela primeira vez o Papai Noel, pessoalmente.
“Estou encantada com a programação. Hoje é a primeira consulta da Maitê aqui no CIIR e está sendo recebida com um evento deste, humanizado, fico muito feliz e sinto acolhimento para nós duas. Ela ficou eufórica pela presença do Papai Noel, pois somente o via pela televisão; hoje, está vendo de perto, tendo este contato muito importante para a socialização dela”, enfatiza a genitora.
Após o desembarque do Papai Noel, o cronograma de atividades seguiu até o auditório onde o setor de Arte e Cultura, juntamente com reabilitandos, apresentaram o presépio vivo, sendo que os profissionais se caracterizaram de acordo com a história bíblica realizando uma dramaturgia no palco; logo após, o “bom velhinho” entregou os brinquedos às crianças.
Tarde - A programação continuou no auditório com um culto ecumênico. Em seguida, o público prestigiou o coral em Língua Brasileira de Sinais (Libras) formado por profissionais do CIIR que fazem parte das aulas de Libras em Serviço e que a apresentação foi a culminância dos módulos para mostrar o resultado positivo de aprendizagem ao longo do ano; o Natal Inclusivo foi encerrado com as apresentações musicais de usuários que fazem parte da Musicoterapia conduzida pelos musicoterapeutas, Valéria Melo e Hans Camargo.
Rejane Xavier complementa que as celebrações natalícias, anualmente, ganham destaque em diferentes formas no mundo, independente da nacionalidade, limitações, cultura e religião, mas todas com sua generosidade.
“E nós do Centro de Reabilitação não poderíamos deixar de incluir os nossos usuários nessa festa universal, por meio de atividades lúdicas natalinas com oferta de brincadeiras, distribuição de brinquedos, apresentação do coral de usuários com o intuito de promover a socialização com foco na inclusão social. Desejo a todos um Feliz Natal e Ano Novo de fortalecimento da fé”.
Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço - O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.