Solenidade marca conclusão dos cursos de especialização do Instituto de Ensino de Segurança do Pará
A solenidade de conclusão do Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar (CSPBM) com especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social, e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar (CAOPM) com especialização em Segurança Pública, aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), no auditório do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) por meio do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp). As formaturas encerram o ano letivo do instituto em 2023.
Ao todo, foram 114 profissionais da segurança pública dos Estados do Pará, Maranhão e Amapá que concluíram os cursos, sendo 69 do CSPBM e 45 do CAO. Tratam-se de oficiais superiores da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, delegados da Polícia Civil e oficiais intermediários da PM.
Na solenidade, o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira, destacou a importância da formação estar alinhada aos níveis de responsabilidade de cargos de gestão da segurança pública, principal objetivo das duas especializações. Ele também apontou a contribuição acadêmica para a construção de políticas públicas na área de segurança.
“Temos resultados expressivos em cinco anos e vamos encerrar 2023 seguindo na descendência da curva de criminalidade. Conseguimos ao longo desse tempo diminuir o índices de crimes. Isso é fruto de trabalho, de estratégias que se revelam acertadas, da participação de todos e nos pilares básicos dessa gestão, inteligência, investimento e integração. Desejo muito sucesso profissional para que tenham sabedoria e tenham em mente a promoção da tecnicidade e procurem institucionalizar os conhecimentos adquiridos”, disse.
Também presidindo a solenidade, a presidente do Tribunal de Justiça do Pará, a
desembargadora Maria de Nazaré dos Santos, enalteceu os concluintes pela busca do aperfeiçoamento no campo acadêmico. “Entendemos que todos aqui são profissionais do dia a dia mas também que hoje, com esse certificado de conclusão, almejam outros patamares em sua corporação. Ficamos felizes no Judiciário quando temos profissionais que se dedicam, que estudam e que levam a sua corporação à gratidão de tê-los em seu meio”, disse.
Estiveram presentes na solenidade o chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PM, coronel Sérgio Ricardo Neves, o chefe do Estado-Maior Geral e subcomandante-geral do CBMPA, coronel Helton Charles Morais, o diretor de Polícia Especializada da Polícia Civil, delegado Evandro Araújo Júnior, o diretor do Iesp, coronel Walder de Carvalho, e o diretor de Inteligência da Casa Militar da Governadoria, coronel Osmar Santos.
Ensino em segurança pública - Os cursos representam a promoção da pesquisa do Iesp e como ação de valorização dos agentes de segurança pública. As especializações visam a progressão funcional dos oficiais e dos delegados, e que contou com coordenação acadêmica da Coordenadoria de Ensino Superior do Iesp.
O CSPBM tem por objetivo aprimorar as competências e habilidades dos gestores sobre as teorias e ferramentas da gestão estratégica nas questões de segurança pública. Já o CAO, visa capacitar oficiais intermediários para execução das operações administrativas e legais em segurança pública, conforme os princípios e objetivos da política nacional de segurança pública e defesa social, além de proporcionar a reflexão teórica, em nível gerencial, com enfoque no planejamento tático operacional.
O diretor do Iesp, coronel Walder de Carvalho, destacou em sua fala a importância do instituto como instrumento de pesquisa e avanço. “Hoje com essa conclusão nós capacitamos servidores e o intuito é sempre de uma melhoria de serviço que é prestado à comunidade e para a sociedade em geral. Este é o mais importante e último evento deste ano do Iesp e fechamos o ano letivo, que eu considero com a chave de ouro, com sucesso e êxito”, encerrou.