Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GRADUAÇÃO

Aluno da rede estadual de Santarém bate recorde de aprovações em Medicina

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/02/2018 00h00

Dezenove anos e um sonho realizado: cursar Medicina. Dentre as opções estavam as Universidades Federais do Pará (UFPA), do Amazonas (UFAM), do Rio de Janeiro e o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). No entanto, foi na Universidade do Estado do Pará (Uepa) que o jovem Ian Lucas Oliveira, recordista de aprovações em uma das áreas mais concorridas do Brasil, optou por concretizar seus planos e iniciar sua trajetória em salvar vidas.

O aluno, que sempre foi dedicado aos estudos, credita parte de sua vitória a preparação que obteve durante o ensino médio, cursado todo na rede pública estadual do município de Santarém - parte na Escola Diocesa São Francisco, no bairro Santa Clara (conveniada à Secretaria de Estado de Educação) e parte na Escola de Ensino Fundamental e Médio Onésima Pereira de Barros, localizada no bairro de Fátima, onde cursou o último ano do Ensino Médio.

"O Ensino Médio da escola pública, apesar de todas as dificuldades, quando bem administrado pela escola, pela direção, ele direciona o aluno e eu tive a sorte de ser direcionado na minha escola. Tanto que no próprio ensino médio conquistei, junto com a professora de redação Ester Macambira, a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, em 2014. Foi desde então que comecei a gostar muito de redação. Fui bem direcionado nesse quesito e quando tive o complemento com o cursinho não tive dificuldade", avaliou Ian, que obteve média 980 na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio em 2017.

O resultado final apresentado pelo estudante não foi surpresa para a direção da Escola Onésima Pereira de Barros, onde Ian cursou o terceiro ano do Ensino Médio. A diretora Hérica Cordeiro explica que o educandário tem apresentado índices satisfatórios em relação a aprovação de alunos. 

"A Escola tem um padrão de aprendizagem bom e nos últimos quatro anos a escola tem se destacado em Santarém, pelo trabalho que a equipe desenvolve, tanto a gestão, os professores e o setor técnico. Essa equipe procurar nortear os alunos, principalmente, em relação ao momento de escolher sua profissão. Não tivemos só o Ian aprovado, tivemos, também, outros alunos aprovados em outras instituições, que ainda estamos terminando de colher os dados para enviar à Seduc", disse a diretora.

Expectativa - O agora universitário já se encontra envolvido com as matérias do curso. Após conhecer a estrutura do campus de Santarém, ele sabe que terá uma longa jornada pela frente. "Tive a oportunidade de conhecer toda a estrutura que a instituição oferece, com ótimos professores. Quanto ao curso eu tenho as melhores expectativas, porque em comparação com outras cidades, até mesmo Belém, Santarém tem obtido grandes notas em provas de residência médica", pondera o estudante de Medicina.