Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO SOCIAL

Emater promove Natal Solidário para crianças de comunidades de Marituba 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) presenteou estudantes da Escola de Atividade Complementar Fazendinha Esperança

Por Ascom (Ascom)
21/12/2023 11h49

Em sua 15° edição, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) promoveu o Natal Solidário, nesta quarta-feira (20), na Escola de Atividade Complementar Fazendinha Esperança, em Marituba, Região Metropolitana de Belém.

A ação mobilizou servidores do órgão, os "padrinhos solidários", a doarem brinquedos para crianças e adolescentes, na faixa etária de 4 a 16 anos, que são alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental da instituição. A escola atende 235 estudantes moradores dos bairros União, São Francisco, Novo Horizonte e Bairro Novo, no município. A Emater arrecadou mais de 300 presentes.

"Para nós, é um sentimento de dever cumprido como ser humano, e também de poder trazer alegria para essas crianças. A gente sabe que não é só isso que elas precisam nesse momento, por isso é tão importante o envolvimento de mais pessoas e instituições; e pode ver cada vez mais ver políticas públicas alcançando as famílias dessas crianças", explicou um dos coordenadores da programação, o assistente administrativo, do Escritório Central da Emater, André Souza.

"Eu amei meus presentes. Zerei a vida. Zerei não, vida completa", contou radiante o aluno Ícaro Emanoel Oliveira, 11, do 6° Ano que ganhou uma bola e uma camisa. "A programação foi linda, de um a dez, dou mil à Emater. Muito obrigado por nos proporcionar este momento", disse.

Na ação, a Alda Remédio, Engenheira Agrônoma, chefe do Escritório Local de Marituba foi "Madrinha Solidária", da estudante Renata Lima, 15, do 8° Ano.

"Eu gostei do meu presente, não vejo a hora de poder usar", declarou Renata. A estudante ganhou uma bolsa.
 
"É com satisfação e carinho que eu entreguei esse presente para a Renata, porque ela juntamente com a família participam das ações que a Emater promove na Fazendinha, e estou alegre em contribuir para que o Natal dessa criançada seja mais feliz", contou Alda.

Parceria 
A Emater tem um termo de cooperação com a instituição e promove diversas ações como cursos  de aproveitamento integral de alimentos, composto orgânico, cultivo de plantas medicinais e piscicultura.

A Emater planeja fazer em 2024 a implantação de uma unidade de referência tecnológica em Aquaponia. As ações da Emater ocorrem há mais de 15 anos, porém o Termo de Cooperação que oficializou essa parceria foi assinado em 2020.

"Só tenho a dizer gratidão por tudo. Gratidão pela Emater acreditar em nosso trabalho, em se fazer presente não só no Natal Solidário, mas nas ações que envolvem os pais dos alunos, às ações de assistência técnica nas casas dos pais dos nossos alunos. É gratidão a palavra que resume a nossa parceria com a Emater", agradeceu a gestora da escola, Rosangela Caetano.

"Esse é um momento especial, para nós, da Emater, em poder proporcionar um sorriso no rosto dessas crianças e adolescentes, e de forma positiva marcar a vida delas e de suas famílias. A Emater tem feito isso, não só no Natal, mas o ano inteiro por meio de suas ações na Fazendinha. É também o papel da Emater desenvolver um trabalho que proporcione mudança na vida das pessoas, levando qualidade de vida às famílias", afirmou o presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu.

Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater