Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Em 2023, EGPA qualificou mais de 11 mil servidores

A qualificação foi por meio dos cursos livres, presenciais e a distância, que incluem também aulas abertas, workshops e seminários.

Por Valéria Nascimento (SECOM)
21/12/2023 11h02

Qualificar os servidores públicos do Estado do Pará é a principal missão da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) e, ao longo do ano de 2023, foram 11.679 profissionais capacitados para atuarem de maneira ainda mais eficaz na administração pública por meio dos cursos livres, presenciais e a distância, que incluem também aulas abertas, workshops e seminários. 

"Cursos presenciais, a EGPA ofertou 167 turmas, com temas variados, mas sempre buscando a celeridade e aperfeiçoamento da rotina de trabalho do servidor público do Estado do Pará. Este número está acima do que prevemos para o ano todo, graças à grande procura dos alunos, além das formações a distância", destacou o diretor geral da Escola de Governança, Helvio Arruda. 

O programa "Capacita Servidor" foi um grande destaque, com quatro trilhas formativas compostas por 16 cursos, trazendo informações atualizadas sobre educação, gestão pública, segurança e compras públicas. "As trilhas de aprendizagem são uma metodologia que integra os diferentes formatos de conteúdo e torna o processo de aquisição de conhecimento algo dinâmico, com cursos integrados que garantem uma carga horária maior de formação para o servidor público", explica o coordenador de educação a distância da Escola, Reinan Abreu.  

Continuamente a EGPA também investe na formação de ensino superior dos servidores do Estado e, em 2023, as turmas de especialização prosseguiram com 124 alunos cursando as ênfases em gestão do conhecimento nas organizações públicas, gestão do conhecimento em segurança pública e perícia criminal e políticas públicas e governança. Além das turmas de mestrado e doutorado, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Administração e em parceria com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, que atendem quase 30 alunos. 

Destaque em eventos internacionais  

A EGPA esteve presente como expositora na 6ª semana de avaliação das Escolas de Governo (SAEG), este ano realizada na sede da Organização das Nações Unidas, em Genebra. Realizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), a Semana da Avaliação em Escolas de Governo é uma iniciativa que se concretiza na realização de eventos interligados que, anualmente, constroem um espaço de diálogos e trocas de saberes entre governo, academia, sociedade civil e entes privados acerca de enfoques, estratégias, metodologias, experiências e resultados de avaliação para o contexto do setor público. 

Para participação presencial foram selecionadas apenas cinco Escolas de Governo do país e o Pará integrou o grupo com a EGPA que apresentou os temas "Agenda 2030 e as ODS-ONU do Laboratório de Inovação da EGPA" e "O desafio ao fator Amazônia - Programas e projetos de formação e qualificação de servidores públicos estaduais e municipais e agentes públicos do terceiro setor em todo o território paraense", ambos projetos selecionados como exemplos de boa prática no sistema de gestão em Escolas de Governo.

Após o evento, o Governo do Pará, por meio da Escola de Governança, também foi selecionado como ponto focal de informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU nas Escolas de Governo do país. O plano de capacitação inicia em 2024 e conta com uma trilha de aprendizagem de oito cursos, três seminários de apresentação de boas práticas e quatro oficinas de elaboração de conteúdos vinculados aos ODS.

Inovação

Programa já consolidado na administração pública estadual, o Prêmio Inova Servidor recebeu em 2023 o maior número de inscrições, com 38 projetos inovadores concorrendo à premiação. O programa busca estimular a atuação integrada de servidores públicos, incentivando a implementação de projetos inovadores nos serviços prestados pelo governo estadual, que melhorem o atendimento da sociedade. Este ano, os primeiros lugares ficaram com os projetos da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e da Central de Abastecimento do Pará (Ceasa).