Escola Técnica Deodoro de Mendonça reúne alunos em circuito de palestras
O I Circuito de Palestra do Ensino Profissionalizante promovido pela Escola Técnica Deodoro de Mendonça, em Belém, marcou o acolhimento dos alunos na abertura do ano letivo 2018. O evento foi realizado nesta semana, entre os dias 19 e 21, e trouxe ao debate temas como: Logística e Tecnologias, Gestão de Projetos, Inclusão Escolar, Empreendedorismo e Normas Educacionais. Todos recorrentes dos cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição.
Cerca de 700 estudantes participaram da programação que terminou com uma palestra da mestre em Educação e técnica do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pará), Isabelle Leite Elleres. Ela falou sobre Empreendedorismo e interagiu com a plateia para estimular diversos saberes, contribuindo para despertar nos estudantes o desejo de empreender, mas com planejamento prévio para maximizar resultados.
“É um trabalho que deve ser feito em todos os níveis de aprendizado, desde o Ensino Fundamental. Uma criança a partir dos seis anos de idade já deve receber o estímulo ao empreendedorismo”, salientou.
Em 2017, 1.100 alunos estavam matriculados na Escola Técnica Deodoro de Mendonça. Este ano, a unidade ganhou cinco novas turmas, sendo três do curso de Segurança no Trabalho, uma de Informática e duas de Logística. Esses três cursos tiveram a maior procura na escola, que ainda oferta cursos técnicos de Administração e Contabilidade.
A coordenadora do curso de Administração, Ana Patrícia Freitas, disse que o objetivo do evento é contribuir para a construção de uma Escola Tecnológica preparada para dar respostas à sociedade. “Sempre cumprindo com sua responsabilidade social, inovando a cada dia, aperfeiçoando suas práticas, ampliando suas possibilidades como comunidade escolar de fomento à arte, ciência, tecnologia e justiça”, complementou.
Atualmente, a rede pública de ensino tem cerca de 30 mil alunos matriculados em cursos profissionalizantes de 23 escolas, em 16 municípios. É o caso de Éricka Jovem, que está matriculada no Curso de Logística do Deodoro de Mendonça. Formada há cerca de um ano no curso Técnico de Contabilidade na mesma instituição, ela sentiu na prática, ao trabalhar como autônoma, a necessidade de ter o curso de Logística para complementar sua atuação no mercado.
“Meus clientes sempre solicitam consultoria na área de planejamento, como forma complementar na prestação do serviço que ofereço. Então, com a nova formação farei atendimento integral”, disse. A Escola Técnica Deodoro de Mendonça tem 52 professores especialistas.
O circuito contou ainda com rodada de perguntas e instruções com a professora Ana Patricia de Freitas e palestras de Gilcelia Mendes, Jeova Palheta, Ana Patrícia de Freitas e ainda do aluno do Curso de Administração, Claudio Roosevelt.