Iesp amplia formação dos agentes de segurança do Estado em 2023
Com a oferta de cursos de formação, ensino superior, especialização e mestrado, o Instituto qualifica profissionais para uma segurança pública eficiente
Iesp: referência de formação para mais de 9 mil agentes nos últimos cinco anosCapacitar e auxiliar na formação dos agentes de segurança do Pará é uma das principais missões do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que finaliza 2023 com mais de 8 mil horas-aula cumpridas, resultando em 2.500 agentes de segurança qualificados em várias frentes de atuação oferecidas pelo Instituto. O objetivo é fortalecer e preparar melhor os agentes e servidores públicos estaduais da área de segurança.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destaca a importância do Instituto e a ampliação da sua atuação nos últimos cinco anos na formação dos agentes de segurança. “Todos os cursos de formação das forças estaduais passam pelo Iesp, resultando em cerca de mais de 9 mil agentes que, obrigatoriamente, passaram pela qualificação no Instituto nesses cinco anos, antes de atuarem nas suas funções, além dos cursos de qualificação, graduação de classe e especialização, que agora são ofertados também às Guardas Municipais. Conseguimos avanços relevantes, não só na estrutura física do Iesp, mas também no fomento de novos cursos e ampliação das suas ações”, afirma Ualame Machado.Curso de formação de bombeiros militares
Em cinco anos, o governo do Estado investiu na qualificação e formação dos seus agentes, e ainda ampliou a estrutura física do Instituto, com a construção de novos blocos de salas de aula, reforma do ginásio poliesportivo e da academia, e aquisição de dojô para treinamento. Nesse período foi feita também a revitalização da torre de treinamento para o Corpo de Bombeiros, e uma estrutura para atendimento médico e odontológico.
Formação - Mais de 9 mil servidores e agentes da segurança pública obtiveram sua formação e qualificação, nos últimos cinco anos, pelo Iesp, que oferta curso superior de Tecnólogo em Segurança Pública, e de especialização, além do primeiro curso de mestrado, realizado pelo Instituto por meio da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
No Iesp houve ainda a formação dos novos policiais penais, civis e militares empossados, qualificando profissionais para fortalecer ainda mais as ações de segurança no Estado.
“Potencializamos a atuação do Iesp, um instituto integrado de ensino de Segurança Pública, que atende a todas as forças de segurança para que possamos, cada vez mais, capacitar nossos policiais, seja na sua formação quanto no seu aperfeiçoamento. O Iesp, nos últimos cinco anos, passou por grandes avanços, pois acreditamos que para a melhoria da atuação dos agentes é de fundamental importância que estejam qualificados e aptos a exercer suas funções em prol da sociedade”, ressalta Ualame Machado.Dojô para aperfeiçoar o treinamento dos agentes de segurança
Cursos - O curso superior de Tecnologia em Segurança Pública, com turmas em execução na modalidade a dustância (EaD), se junta ao curso superior de Polícia e Bombeiro Militar para oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, e também para delegados da Polícia Civil.
O Iesp oferece ainda cursos de especialização em Docência do Ensino Superior em Segurança Pública, além do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia, nível mestrado, ofertado para 14 profissionais da segurança pública do Estado.