Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATRAÇÃO TURÍSTICA

Parque Estadual do Utinga já recebeu mais de 430 mil visitantes em 2023

Unidade de Conservação no coração da capital paraense tem se consolidado como uma opção para quem busca contemplar a natureza, praticar atividades físicas e o lazer

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
20/12/2023 17h23

O Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna" tem se tornado cada vez mais popular entre os moradores e turistas que visitam a capital paraense, Belém. O local atraiu um número surpreendente de visitantes ao longo do ano de 2023. Até o dia 14 de dezembro, mais de 430 mil pessoas já haviam passado pela Unidade de Conservação (UC), superando as expectativas de público.

Com mais de 1,3 mil hectares, o espaço gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e a Organização Social (OS) Pará 2000, é uma autêntica representação do bioma amazônico. Além disso, é a escolha ideal para quem busca contemplar a natureza, praticar atividades físicas e o lazer.

O local oferece uma variedade de atrativos naturais, como trilhas, lagos e uma rica biodiversidade. Também conta com uma estrutura de apoio aos visitantes, incluindo quiosques, banheiros e áreas de descanso. Esses aspectos são determinantes para atrair públicos diversos, desde famílias em busca de um ambiente tranquilo, até praticantes de esportes e amantes da natureza.

A Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), responsável pela UC, afirma que tem se empenhado para garantir a preservação ambiental e a segurança dos visitantes. Para isso, o espaço recebe ações de educação ambiental, além de um controle rigoroso do acesso e do cumprimento das normas de visitação. A presença de agentes do Batalhão de Polícia Ambiental e de vigilantes também contribui para a segurança dos visitantes.

Oportunidades - Com o grande número de usuários, o Parque Estadual do Utinga tem se tornado um importante impulsionador do turismo sustentável em Belém. Além de proporcionar momentos de lazer e contato com a natureza, a visitação ao local gera benefícios econômicos para a região, impulsionando a atividade turística e gerando dezenas de empregos diretos e indiretos.

Com o anúncio da capital paraense como sede da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, em 2025, o Ideflor-Bio e a Pará 2000 planejam uma série de medidas para melhorar a experiência dos visitantes, como a instalação de novas placas de sinalização ao longo da via, trilhas e pontos de contemplação da natureza, pontos de hidratação, áreas recreativas, entre outros.

"Diante do sucesso alcançado em 2023, nossa expectativa é de que o Parque Estadual do Utinga continue atraindo cada vez mais visitantes nos próximos anos. Através de uma gestão compartilhada, pretendemos investir em melhorias na infraestrutura e na oferta de serviços, buscando sempre conciliar a visitação com a preservação ambiental. Dessa forma, a UC tem tudo para se consolidar como um dos principais atrativos turísticos da região amazônica", enfatizou o titular da GRB, Ellivelton Carvalho.