Nos 25 anos do CIOp, servidores e agentes de segurança pública são homenageados
O trabalho integrado realizado pelo Centro é essencial para estreitar a comunicação da sociedade com o Sistema de Segurança
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) celebrou os 25 anos de serviços prestados à sociedade pelo Centro Integrado de Operações (CIOp), em solenidade realizada na Loja Maçônica, em Belém, na manhã desta quarta-feira (20). O evento reuniu gestores e demais servidores do Sistema de Segurança Pública.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, é preciso comemorar os 25 anos de serviços prestados à população, por meio do CIOp, e principalmente todos os avanços que o Centro vivenciou nos últimos cinco anos.
“Hoje, nós queremos parabenizar a toda a equipe que integra este Centro, e assim já agradecer aos comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, aos secretários adjuntos da Segup, e ainda aos órgãos municipais, que mantêm essa parceria, e a partir dessa grande integração fazem o CIOp prestar o melhor serviço à população paraense, não só no atendimento das chamadas, mas também no videomonitoramento. Nós podemos dizer que temos o prazer de ter um dos CIOps mais modernos do Brasil, que atua 24 horas, sendo referência nacional, justamente pela integração que perpassa pelos órgãos, inclusive os municipais, que são parceiros. O CIOp trabalha com a integração que funciona, e isso é um legado que fica dessa gestão para o Estado, um grande avanço em prol da segurança pública. Nós precisamos de todos os órgãos para funcionar com o melhor serviço, cada um dentro de sua atribuição, pois a unção dos esforços, integração das forças de segurança e uso da tecnologia, têm garantido bons resultados. Nós assumimos, e o CIOP monitora cerca de 200 câmeras. Agora chegamos a quase mil. Isso demonstra que avançamos e nos tornarmos referência. É uma satisfação fazer parte desse processo e do avanço nesses últimos cinco anos”, afirmou Ualame Machado.
O diretor do Centro Integrado de Operações, coronel Francisco Nóbrega, agradeceu pela oportunidade de conduzir as atividades do CIOp, e a todos os gestores e servidores que contribuem, diariamente, para prestar o melhor serviço à população.
“Agradeço hoje também ao governador do Estado, Helder Barbalho, e ao secretário de Segurança, Ualame Machado, por todo o investimento e apoio indispensável à Secretaria de Segurança Pública, principalmente nos trabalhos executados no CIOp na Região Metropolitana de Belém, e nos Núcleos Integrados de Operações, no interior, que contribuem também para a redução da criminalidade em prol da sociedade paraense, por meio dos atendimentos de urgência e emergência através do 190 e 193. Hoje, o CIOp representa os três pilares da Segurança Pública, com integração, investimentos e inteligência”, enfatizou o diretor do Centro Integrado.
Condecorações - Na solenidade, cinco policiais militares que estão à disposição do CIOp foram homenageados com a Láurea do Mérito Pessoal, pelos relevantes serviços prestados ao Centro. Outros 10 agentes da PM, que estão a serviço da Segup, foram condecorados com a Medalha da Ordem do Mérito Policial Militar “Coronel Fontoura” Grau Cavaleiro. A comenda é destinada a personalidades militares com serviços notáveis à Polícia Militar do Pará, contribuindo para o seu desenvolvimento e prestígio nos âmbitos nacional e estadual.
Comenda Bons Serviços Prestados - Ainda durante a solenidade, mais 10 policiais militares receberam a medalha de Bons Serviços Prestados, sendo cinco condecorados com a de 30 anos (Metal Dourado) e dois de 10 anos (Metal Bronzeado).
Agentes do Corpo de Bombeiros Militar que atuam no CIOp também foram condecorados. Um agente recebeu a Medalha “Ordem do Mérito de Defesa Civil” Grau Cavaleiro; outro foi homenageado com a Medalha do “Mérito Bombeiro Destaque”, em reconhecimento ao empenho e à contribuição ao Corpo de Bombeiros Militar e à Segup.
Mais três agentes da corporação foram agraciados com a Medalha de “Bons Serviços Bombeiro Militar”, pelos bons serviços prestados, sendo dois com a medalha de 20 anos (Metal Prateado) e um com a medalha de 10 anos (Metal Bronzeado).
Amigos do CIOp - A cerimônia foi encerrada com a entrega de certificado “Amigo do CIOp” às personalidades civis e militares, pela contribuição integrada e pelo sucesso do trabalho realizado no órgão.
O Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Segup e instituído pelo Decreto nº 2.959, completou 25 anos de serviços prestados à população no dia 16 de julho deste ano.
O Ciop é o elo entre a sociedade e a segurança pública, tendo como missão principal gerenciar a comunicação da população com os órgãos do sistema, por meio dos três dígitos 190/193, no atendimento de ocorrências de urgência e emergência em toda a Região Metropolitana de Belém
Estrutura - Atualmente, o CIOp contempla no mesmo espaço físico a Central de Atendimento e Despacho, que atua com dez instituições integradas do Sistema de Segurança Pública, como: polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marituba.
O Centro funciona nos sete dias da semana, nas 24 horas, com o serviço de militares estaduais e profissionais civis, que trabalham em escalas e turnos de seis horas por dia, em ambiente de acesso restrito. Além da Região Metropolitana de Belém (RMB), o CIOp está presente no interior do Estado por meio dos Núcleos Integrados de Operações (NIOps).