Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia participa de 'Padrinho Solidário' e presenteia crianças

Iniciativa contemplou estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Alfredo de Souza, com presentes pedidos pelos alunos

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
18/12/2023 10h51

Neste fim de semana, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) participou, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), da 9ª edição do projeto "Padrinho Solidário", promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental José Alfredo de Souza, que beneficiou mais de 80 alunos com a entrega de presentes atendendo pedidos dos estudantes, por meio de envio de cartas à unidade hospitalar, durante o ano.

Na prática, a adesão ao projeto é aceitar ser padrinho para adotar uma criança e atender seu pedido e presenteá-la, promovendo um gesto de solidariedade para fazer um Natal mais feliz às crianças e jovens da  comunidade local.

A iniciativa integrou o projeto “HGT Solidário”, que busca promover ações, objetivando obter ajuda de custo, alimentos e brinquedos para a realização de doações, beneficiando a população em situação de vulnerabilidade do município.

A professora Dulcileia Vieira comenta que mais de 80 alunos foram contemplados com a entrega dos presentes, a profissional também destacou a importância da parceria interinstitucional das unidades.

Segundo ela, dentro do projeto,  diversas turmas do fundamental menor, hoje participaram mais de 80 alunos. O projeto existe há mais de 20 anos na cidade, que é parte integrante da escola por mais de 9 anos. “O nosso principal objetivo é proporcionar alegria para essas crianças. Na nossa escola, que atende a uma comunidade com diversas realidades socioeconômicas, muitos alunos começam o ano letivo seguinte sem material escolar. Nossa principal contribuição é a entrega desse material escolar. Para nós, é uma satisfação muito grande contar com a ajuda de todos os nossos parceiros, especialmente o HGT, que sempre colabora em nossas ações sociais”.

A educadora enfatiza que o HGT tem parceria há mais de seis anos com a escola para homenagear os estudantes com entrega de brinquedos, realizando sonhos através da ação. E que, em sua maioria, os pedidos realizados pelos alunos são brinquedos e materiais escolares.

A estudante Ayla Sousa, de sete anos, foi uma das alunas presenteadas com o projeto. Ela agradeceu a iniciativa. “Eu escrevi na minha carta que queria meu material escolar, e eu ganhei a mochila e os outros materiais. Eu achei muito legal, vou usar no ano que vem, no 3º ano”.

Outro estudante que recebeu a homenagem, foi o pequeno Enzo Gabriel da Silva, seis anos, atualmente na primeira série do fundamental menor, o aluno  estará indo para o segundo ano do fundamental menor em 2024. Sobre a experiência no projeto, ele também só tem a agradecer o evento que se realiza anualmente próximo ao Natal. “Eu tinha pedido um controle remoto para o meu padrinho, e eu ganhei. Obrigado ao meu padrinho pelo carinho”.

Durante o evento, a escola, em parceria com o HGT, concedeu às crianças brinquedos e, também, os professores organizaram um lanche para que esse momento. Foram mais de 250 crianças beneficiadas com o projeto, sendo mais de 80 dessas, apadrinhadas por colaboradores do HGT, que aderiram à iniciativa.

A coordenadora do GTH, Patrícia Manfredi,  enfatizou que participar do projeto 'Padrinho Solidário' é mais do que uma ação social para o HGT, é uma expressão do compromisso com a humanização e o envolvimento ativo na comunidade. “Acreditamos que a solidariedade é uma via de mão dupla, e a adesão dos colaboradores do HGT ao projeto é uma demonstração clara desse espírito solidário, uma extensão desse compromisso, buscando não apenas atender às necessidades imediatas, mas também mobilizar recursos para ações que beneficiam nossa população, em especial, nossas crianças. Juntos, reforçamos o compromisso com a humanização e a construção de uma comunidade mais solidária e acolhedora”, ressaltou.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto de Andrey Silva / Ascom HGT