Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO

Usina da Paz Cabanagem realiza espetáculo de dança com temas amazônicos

Turmas de balé clássico, ritmos, carimbó, jazz e dança contemporânea dos cursos ofertados, pela Usina da Paz, abrilhantaram a noite do sábado (16)

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
17/12/2023 15h16

Foi realizado neste sábado (16), na Usina da Paz da Cabanagem, o II Espetáculo de Dança, com o tema: "Floresta mágica, o encanto da Amazônia". O evento marcou o encerramento das atividades das turmas do curso de dança e buscou trazer reflexões sobre meio ambiente e preservação.

O trabalho com os alunos dos cursos de dança, teve o foco relacionado à Amazônia e às lendas, com a importância de conhecerem o lugar onde elas pertencem. O tema do espetáculo foi definido no início do semestre através de uma pesquisa com os beneficiários do complexo.

Para a gestora cultural da Usina da Paz Cabanagem, Gabriela Farias, a Usina ampliou as oportunidades culturais no bairro. "A gente sabe o quanto que era difícil ter acesso a balé clássico e hoje eles têm acesso aqui na Usina da Paz, eles têm o ano todo, aprendendo e se dedicando com os professores, é um trabalho conjunto. É a realização de um sonho para mais da metade das pessoas que estão hoje aqui, muitas mães não tiveram oportunidade e se sentem realizadas através dos filhos", afirmou.

Realização - A moradora Adriana Barros, de 41 anos, foi prestigiar a primeira apresentação de sua filha. "É muita emoção porque isso é a realização de um sonho. Essa oportunidade que a gente não tinha em lugar nenhum, pois é muito caro, mas aqui temos essa oportunidade e temos que aproveitar. A gente vive esse sonho junto com ela. Esse é um projeto que tira muitas crianças da rua, da ansiedade, eles vão sendo motivados a aprender coisas novas e isso é muito bom", contou Adriana.

Marta Cristina, de 12 anos, participou pela segunda vez do espetáculo. "Eu senti um nervosismo antes de entrar no palco, mas depois deu tudo certo. Eu amei participar desse espetáculo, eu amo dançar balé", disse.

Para a gestora geral da Usina da Paz Cabanagem, Ivanilda Vieira, o papel do complexo é proporcionar o melhor para a população do bairro. "Eu fiquei muito feliz de ver o trabalho realizado aqui na Usina da Paz voltado para a COP 30, falando sobre a  Amazônia, dos nossos encantos, das nossas lendas, foi do boto à vitória-régia. Um espetáculo maravilhoso que deixou a população da cabanagem muito feliz de estar prestigiando esse evento", afirmou Ivanilda Vieira.

Em breve, novas turmas das modalidades de dança das Usina da Paz serão abertas. As inscrições são gratuitas e realizadas na recepção das UsiPaz.

Texto de Matheus Maciel, sob supervisão de Paulo Garcia