Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Esporte, música, dança e diversidade marcaram a programação da Cultura Rede de Comunicação em 2023

No dia 31 de dezembro, a Cultura fechará 2023 com a transmissão de um lindo show da virada, realizado na Nova Orla de Salinas

Por Raiana Coelho (SECTET)
20/12/2023 14h31

Cumprindo seu papel de emissora pública e educativa do Estado do Pará, a Cultura Rede de Comunicação, encerra o ano de 2023 emocionando os paraenses que acompanharam, seja pela televisão, rádio ou internet, as diversas transmissões e exibições realizadas ao longo destes 12 meses. Agora, a Cultura aguarda a chegada do dia 31 de dezembro, quando encerrará 2023 com um lindo show da virada, realizado na Nova Orla de Salinas, nordeste paraense, e que será transmitidos ao vivo na TV e Portal Cultura, além do aplicativo que leva o nome do canal, disponível na versão Android e IOS.

Esporte

No esporte a emissora consolidou ainda mais o entusiasmo que prega há anos sobre o futebol paraense com a transmissão do "Banpará Parazão", com uma equipe de profissionais impecável. E assim seguiu com outras competições esportivas como os confrontos finais da Copa Verde, que marcou a reabertura do Novo Mangueirão, Parazão B1, TV Cultura de Futebol Pelada, Liga Europeia, as lutas do "Nocaute na Violência" e "Iron Man", além da recente transmissão do Campeonato Paraense de Futebol Feminino, em que a TV Cultura inovou ao colocar no ar, pela primeira vez no Pará, uma equipe só de mulheres, da reportagem à narração.

Diversidade

As várias manifestações culturais e religiosas também tiveram espaço na grade de programação do canal. Iniciou pela transmissão do desfile das escolas de samba de Belém, em fevereiro, e sequenciou com o Arraial de Todos os Santos, em junho, e, no segundo semestre com o Festribral, o Çairé e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Todas evidenciando o potencial artístico de talentos vindo de diferentes regiões do território paraense.

Ainda no ano de 2023, a Cultura também inovou ao se tornar fazedora de ações pelo Pará como o "Festival de Verão" e o projeto "Cultura Eco", ambos iniciando no verão amazônico, no município de Salinópolis. Os projetos foram criados com o objetivo de fortalecer artistas da terra e também incentivar a sustentabilidade. Desde então, o “Cultura Eco” já esteve em outras ações e eventos como a "26° Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes", onde promoveu uma ação de estímulo a leitura, em que o visitante trocava livros novos ou usados por uma muda de planta ou um eco copo. Dessa maneira, mais de duas mil literaturas foram arrecadadas e distribuídas em bibliotecas de comunidades da capital paraense, Belém, como as das Usinas da Paz, além de cerca de mil mudas de diversas espécies distribuídas e inseridas nos ambientes residenciais da Região Metropolitana. 

Também houve a modernização da maneira de chegar até as casas de todos os paraenses, em todo território paraense e até os que estão fora do Brasil. É o aplicativo Cultura Rede de Comunicação, lançado em junho deste ano. Através do aplicativo, qualquer pessoa pode acompanhar a programação da emissora de qualquer lugar e com qualquer dispositivo mobile. 

"É impossível não sentir orgulho do que fizemos ao longo deste ano e, principalmente, impossível não sentir vontade de fazer ainda mais nos próximos anos. A Cultura é uma casa onde todos juntos levamos aos lares paraenses o que de mais bonito existe no nosso Estado, que é tão grande, diverso e plural. Só tenho a agradecer a equipe que compõe esta linda e importante emissora, ao governador Helder Barbalho, e vice Hana Ghassan, por terem me confiado esta missão, além de, claro, a todos que acreditam no nosso trabalho e acompanham de casa ou do trabalho cada transmissão que nós, com tanto carinho, preparamos. Muito obrigado e um feliz ano novo a todos. Bora trabalhar". Encerra o presidente da Cultura Rede de Comunicação, Miro Sanova.