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SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia (HGT) tem mais de 90% no índice de satisfação de usuários

Unidade hospitalar atribui à boa reputação à qualidade e ao atendimento humanizado prestados pela equipe multiprofissional do HGT

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
15/12/2023 11h41

A qualidade do serviço de saúde e a humanização do atendimento prestados pela equipe multiprofissional do Hospital Geral de Tailândia (HGT) têm sido comprovadas por pacientes e acompanhantes que passam pela unidade, que é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado do Pará (SESPA), respaldado pela média mensal superior a 90% do índice de satisfação dos usuários, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da unidade hospitalar.

Outro importante termômetro são os elogios enviados ao SAU, por meio de preenchimento de formulários. Entre os elogios recebidos está o da usuária, Edinalva de Freitas, paciente que esteve no HGT para realizar parto cesáreo, e não escondeu sua satisfação pelo atendimento recebido, durante seu  período de internação. “Venho agradecer aos profissionais da Clínica Obstétrica por todo o cuidado e dedicação a mim e ao meu filho. Fomos bem atendidos e estamos recebendo todo o apoio necessário durante esse período”, mencionou a usuária em um trecho do elogio.

Diariamente, o SAU coleta dados, incluindo os finais de semana, por meio de um questionário para avaliar a satisfação dos usuários. As respostas oferecem insights que ajudam a identificar áreas de aprimoramento, ao mesmo tempo em que reconhecem as práticas bem recebidas pelos usuários. Desde janeiro de 2023 até o momento, o HGT tem mantido um índice de satisfação dos usuários superior a 90%.

A supervisora do SAU, Larissa Nogueira, destaca a importância de dar voz aos usuários, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados no HGT. "O SAU é um meio de participação social, que proporciona aos usuários e seus familiares um espaço para expressar elogios e agradecimentos, fortalecendo e motivando os profissionais que recebem homenagens. Além disso, é um canal no qual eles podem fazer reclamações e sugestões visando aprimorar, cada vê mais, o serviço, contribuindo para contínua melhoria do trabalho da equipe", destacou a profissional.

A paciente Simone Agostinho realizou uma colecistectomia e parabenizou toda a equipe que esteve presente durante o processo de hospitalização.  "Gostaria de agradecer, primeiramente, a Deus e depois a todos profissionais da unidade hospitalar que prestaram atendimento. O HGT está de parabéns por ter uma equipe excelente", comentou a paciente.

Ao final de cada mês, o SAU encaminha elogios aos gestores responsáveis, que, por meio de cartões personalizados, reconhecem os colaboradores destacados. A prática não apenas ressalta o desempenho dos profissionais, mas também reforça a cultura de reconhecimento no ambiente hospitalar. 

Estrutura - O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço

O HGT pertence ao Governo do Pará e é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.31210.

Texto de Andrey Silva / Ascom HGT