Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Estação Cidadania de Itaituba alcança 11 mil atendimentos em 6 meses de funcionamento

Unidade disponibiliza perícia médica (Seplad), emissão de RG (Polícia Civil), habilitação e serviços gerais de veículos (Detran), entre outros serviços

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
15/12/2023 09h11

Entregue em 15 de junho de 2023, a Estação Cidadania de Itaituba, na região do Tapajós, sudoeste do Estado, comemora seis meses de atividades, nesta sexta-feira (15), com a  expressiva marca de mais de 11 mil atendimentos prestados.  

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), a Estação vem se estabelecendo como um centro de referência para a população, oferecendo uma gama de serviços essenciais em um só local. 

“O governo do Pará, através da Seplad, que é o órgão que atua como responsável pela implantação, instalação, funcionamento e gerenciamento do serviço de atendimento à população, consegue garantir aos usuários seus direitos e exercícios de sua cidadania plena, oferecendo estrutura e atendimento de qualidade nas Estações de Cidadania. Desde a entrega da unidade Itaituba, a gente já contabiliza mais de 11 mil atendimentos, entre os órgãos como o Detran, Banpará, Polícia Civil, Seaster e até mesmo o Cartório de Protestos. O objetivo é prosseguir com esse trabalho, garantindo comodidade e soluções ágeis à população, bem como a descentralização dos serviços oferecidos pelos órgãos parceiros, sejam eles municipais, estaduais ou federais”, explicou Gabriela Duarte, diretora de Desenvolvimento de Gestão da Seplad.

Com a entrega dessa unidade, Itaituba se tornou cidade polo e atende municípios como Novo Progresso, Jacareacanga, Trairão, Rurópolis e Placas, e também os distritos de Moraes Almeida e Castelo de Sonhos. Com isso, mais de  200 mil moradores têm acesso ao conjunto de serviços ofertados.

Para a dona de casa, Carliane Souza, que foi emitir a segunda via de sua identidade, o atendimento que recebeu foi muito satisfatório. “Foi a primeira vez que vim até a Estação Cidadania, vim tirar a segunda via do meu RG, e gostei bastante do atendimento, achei que iria demorar mais para sair com a identidade em mãos. Agora já sei onde posso vir para resolver os meus problemas, super indicaria para outra pessoa”, afirmou a dona de casa. 

Ofertando serviço de Emissão de RG, a Polícia Civil foi o órgão mais procurado pela população da região, seguido pela Seaster, com solicitação de seguro desemprego e pelo Detran com serviços relacionados a habilitação e serviços gerais de veículos (Detran).

“Hoje temos vários serviços disponíveis. Com toda certeza, o serviço de emissão de RG, ofertado pela Polícia Civil, é o mais procurado pela população. Através da nossa unidade, a comunidade tem acesso simplificado a uma variedade de serviços governamentais essenciais. Desde a emissão de RG, até auxílio com o Seguro Desemprego, orientação jurídica, encaminhamento para oportunidades de emprego e até mesmo a possibilidade de parcelamento de taxas do Detran. Estes são apenas alguns exemplos do amplo leque de serviços que oferecemos para atender às necessidades da população local”, explicou Dhemisson Santos, coordenador geral do Estação Itaituba. 

A Estação oferece serviços como perícia médica (Seplad), emissão de RG (Polícia Civil), habilitação e serviços gerais de veículos (Detran), seguro-desemprego e assistência social (Seaster), serviços de legalidade aos atos do registro público de empresa mercantil e informações mercantis (Jucepa).  

“O governo do Estado está de parabéns por pensar em facilitar o nosso acesso a serviços que são tão necessários e antes não tínhamos, quero agradecer por este olhar de cuidado para a população. Vim tirar o meu RG, e fui muito bem atendida por toda a equipe” contou Rosana Silva, doméstica. 

Atualmente, o Estado tem 10 Estações Cidadania e segue trabalhando no projeto de ampliação do número de Estações a fim de descentralizar os atendimentos da capital e atender a população em todo o território paraense.