Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUNTA COMERCIAL

Jucepa fecha 2023 com histórico de ações e melhorias para o ambiente de negócios

Junta Comercial do Pará manteve os investimentos em tecnologias, e criou iniciativas como 'Proteção do CPF', que protege dados conta golpes

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
15/12/2023 08h46

O ano de 2023 foi um ano de grandes desafios e também de vitórias conquistadas pela Junta Comercial do Estado - Jucepa, que manteve os investimentos em ações tecnológicas para desburocratizar o ambiente de negócios no Pará.

Entre as suas principais ações, destaque para o serviço mais recente lançado pelo órgão: a 'Proteção do CPF', que impede que os dados pessoais sejam usados indevidamente por fraudadores para aplicação de golpes.

“Esses casos acontecem geralmente quando o golpista tenta abrir uma empresa, falsificando assinaturas e utilizando CPFs regulares no processo, gerando, assim, uma grande dor de cabeça para a vítima, se os dados estiverem protegidos, no entanto, a operação não será concluída com êxito”, explicou a vogal suplente da Jucepa, Aiuá Reis. 

O novo serviço permitirá que o usuário possa solicitar o bloqueio dos dados de seus clientes, garantindo a proteção. De acordo com a autarquia, o serviço ficará disponível no Portal de Serviços, no site da Jucepa (www.jucepa.gov.pa.br), com a possibilidade de contratação por um período específico de um mês, três meses, seis meses ou até 12 meses, definido no momento da contratação feita pelo usuário.

Ao longo destes 147 anos de fundação, a Junta Comercial registrou mais de um milhão de empresas no Pará, e se transformou em um órgão de fomento da economia paraense.

“O ano de 2023 foi um ano de grandes desafios e melhorias para ambiente de negócios no estado, porém, seguimos para 2024 com foco de desburocratizar os serviços de registro mercantil e assim atrair novas empresas para o Estado, afirmou Cilene Sabino.

Melhorias no ambiente de negócios

A Jucepa implementou ao longo de 2023 diversas ações: 
 Migração para a Computação em nuvem,  para onde a JUCEPA migrou todo o seu parque de servidores para a computação em nuvem, garantindo assim uma maior segurança e escalabilidade do parque de tecnologia do órgão, que reflete em um sistema mais rápido e disponível ao usuário. 
 Sistema de Carta de Crédito, para os casos em que ocorre o pagamento do DAE em duplicidade ou no caso de  um pagamento maior o usuário possuí disponível um sistema para geração de Carta de crédito, que permite utilizar o pagamento feito de forma incorreta em um outro serviço da JUCEPA.
 Sistema de Ofícios, lançado pela Jucepa em 2023 e trata-se de um sistema informatizado para a tramitação de ofícios, com foco nos que deliberam pesquisas em nossa base. Além de maior controle na tramitação e velocidade na resposta houve um significativo ganho no documento final que passar a ter um link para download de todos as certidões geradas, acabando com a necessidade de produção de documentos físicos.
 Relatórios de acesso a informação no site da JUCEPA, onde será disponibilizados  novos relatórios para a sociedade, tais como: Relatório de empresas Falidas e em Recuperação Judicial, Relatório de Empresas Públicas e Sociedades de Economias Mistas e Relatório de Decisão de Processos. Esses relatórios eram gerados manualmente e agora estão disponíveis em tempo real e totalmente online ao nosso usuário.
Além disso ocorreu a posse dos novos vogais da Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA), nomeados pelo governador Helder Barbalho e pela União, tomaram posse para um mandato de quatro anos (2023/2027).