Poli Metropolitana oferta consultas, exames e acompanhamento a crianças da capital e interior
Pacientes são encaminhados para outras especialidades, caso necessário. Crianças são atendidas nos programas pós-covid e pré-operatório.
Referência em diagnósticos de média complexidade, a Policlínica Metropolitana do Pará conta com um serviço de pediatria que atende crianças da capital do estado e também de municípios do interior.
A assistência pediátrica ambulatorial conta com uma equipe multiprofissional que oferta consultas médicas, exames, encaminhamento a outras especialidades na própria unidade – como otorrinolaringologia e oftalmologia –, além do acompanhamento do risco cirúrgico.
A maioria das crianças atendidas na Poli Metropolitana tem idade entre 0 e 2 anos, mas a pediatria da instituição atende usuários até 13 anos de idade. Os pacientes precisam fazer parte dos programas pós-covid, que é para crianças que apresentem alguma sequela ou alteração emocional ou física por conta de infecção por covid-19, ou pré-operatório para receberem o serviço de pediatria da instituição.
“Fazemos o atendimento ambulatorial pelo programa pós-covid, principalmente de pacientes do interior, que precisam do serviço por não terem um médico pediatra no município. Recebemos pacientes de puericultura (que é o acompanhamento das crianças de 0 a 2 anos), com infecções das vias aéreas superiores (IVAS) e também com outros casos. Eu também faço o acompanhamento do risco cirúrgico dos otorrinos da unidade e também dos cirurgiões pediátricos em outros hospitais, como o Jean Bitar e o Abelardo Santos. Vejo todos os exames, avalio a criança e faço os devidos encaminhamentos”, explicou a médica pediatra da Policlínica, Gorete Garcia.
Exames – Além do atendimento profissional, as crianças também podem realizar uma série de exames na instituição, para dar apoio ao diagnóstico e celeridade e excelência ao serviço de saúde.
A Poli Metropolitana oferta exames laboratoriais, além dos de imagem, como tomografia computadoriza, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia, entre outros.
“Nosso objetivo é dar às crianças e às famílias o melhor atendimento possível. Temos os médicos especialistas, que fazem essa primeira consulta, com exames, avaliando os pequenos e dando os devidos encaminhamentos. Aqui também fazemos o atendimento com oftalmologista e otorrinolaringologista. No caso de crianças que precisem de outras especialidades, também orientamos os pais a buscar a regulação desse atendimento em outra unidade junto ao município de origem. Mas aqui a criança já recebe um diagnóstico inicial, realiza toda a bateria de exames necessária e é acompanhada pelos melhores profissionais”, destacou o diretor-executivo da instituição, Anderson Albuquerque.
Serviço - Na unidade, administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa), são atendidos adultos e crianças de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mas, a Policlínica Metropolitana não é porta-aberta, ou seja, o usuário deve passar por uma unidade de saúde municipal e ser regulado pelo Estado.
Os exames e consultas são agendados também, por meios eletrônicos, no WhatsApp (91) 98521.5110 ou pelo e-mail [email protected]. É necessário ter em mãos os documentos de identificação, o cartão do SUS e o comprovante de residência.
Texto de Ascom da Policlínica Metropolitana