Municípios podem aderir ao componente da educação ambiental na rede municipal
Seduc destaca que o Pará é o primeiro Estado do Brasil a ensinar educação ambiental nas escolas públicas para fomento das práticas sustentáveis
Municípios paraenses que estiverem interessados em criar o componente de Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, na grade curricular da rede municipal, já podem aderir ao processo, mediante assinatura do termo de adesão. A Instrução Normativa com todos os detalhes foi divulgada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 12 deste mês.
‘’Estamos construindo um movimento pioneiro no Brasil e no mundo com a Política Pública para Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima. A parceria com os municípios do Pará é fundamental para que possamos transformar, juntos, o pensamento sustentável e a forma como nos relacionamos com o meio em que vivemos, estimulando inclusive a economia sustentável local. Contamos com a adesão das prefeituras para apoiá-las com suporte pedagógico, material didático e formações para essa etapa importante, especialmente para o Pará e, sem dúvidas, de interesse e de grande responsabilidade para todos”, ressalta o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Os municípios que aderirem ao processo, terão apoio do referencial curricular, materiais para professores e estudantes, bem como, formação online, oferecido pela Seduc. O termo de adesão pode ser conferido no DOE desta segunda-feira (12).
Grade curricular - O Pará será o primeiro Estado do Brasil a ensinar educação ambiental nas escolas públicas para fomentar o pensamento e a prática sustentável de forma contínua. A Seduc oferecerá já no primeiro bimestre de 2024, o componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima para toda a educação básica, de forma obrigatória na rede estadual, beneficiando mais de 500 mil estudantes da rede.
Municípios paraenses poderão aderir à inclusão do componente na rede pública municipal, mediante assinatura do termo de adesão. As ações fazem parte da Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, lançada em maio deste ano pela Seduc.