Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TV ABERTA

TV Cultura inova com primeira transmissão de futebol, no Pará, comandada por mulheres

A transmissão será nesta quarta-feira, 13, a partir das 9h30, no estádio Olímpico do Pará - Mangueirão

Por Raiana Coelho (SECTET)
12/12/2023 17h27

O time campeão do Campeonato Paraense de Futebol Feminino Adulto de 2023 será conhecido nesta quarta-feira (13), a partir das 9h30, no estádio Olímpico do Pará - Mangueirão, em Belém, durante um clássico bastante conhecido pelos paraenses, o Re x Pa. A partida será transmitida ao vivo pela TV, Portal e redes sociais da Cultura Rede de Comunicação, com uma equipe composta totalmente por mulheres, marcando mais uma vez o pioneirismo da emissora na cobertura esportiva paraense com a primeira transmissão ao vivo, em TV aberta no Pará, a contar com narradora, comentarista e repórter mulheres.

"Um momento importante, histórico. A cultura enxergou um talento em mim que eu espero florescer. Será um momento de euforia total, não sei se vou dormir hoje à noite, mas o que eu sei é que eu estou disposta a fazer uma excelente entrega amanhã", declara Melbya Rolim, quem será responsável pela narração da partida.

A estudante de jornalismo, 26 anos, vai ser a primeira mulher a narrar uma partida de futebol oficial no Estado do Pará, em Televisão aberta. Para a jovem, uma experiência que, apesar de desejada, ainda parecia estar distante. "Eu super acreditava que isso ainda era uma possibilidade distante para mim. Eu comecei a cursar jornalismo por conta do futebol, mas não sabia que ele ia me trazer para esse caminho de fato e viver esse sonho. Então, o recado que eu tenho para dar para outras meninas que também almejam esse caminho é que sonhem alto se dediquem, porque tudo é possível para aquele que crê e se prepara", finaliza Melbya.

Mesmo após 14 anos trabalhando na área, Tayná Martinez, jornalista e apresentadora do Esporte Cultura, que vai ao ar de segunda a sexta-feira na emissora, será a repórter da partida e fala sobre a felicidade e o nervosismo de dividir mais um momento importante como esse. "Estou muito feliz em fazer parte desse pedaço importante do jornalismo esportivo paraense, da primeira transmissão em TV aberta aqui no Estado, de um jogo de futebol 100% feminino, com as minhas amigas Melbya e Giordana. Isso me dá segurança porque sei que elas são muito boas no que elas fazem. Vai ser uma experiência única com certeza, para que a gente fortaleça a presença das mulheres nesse segmento do jornalismo, para que a gente abra mais espaço para aquela jovem que ainda está na faculdade poder se sentir representada, para que ela possa ter certeza que é possível chegar onde ela quer, mesmo não sendo fácil, mas que é possível sim. Estamos quebrando uma barreira gigante e espero que a gente deixe um legado para as próximas gerações".

Giordana Krumpanzer, a primeira comentarista mulher a participar de transmissões oficiais de futebol no Pará, será também a comentarista da final do Parazão feminino e menciona sobre o simbolismo desse momento. "É extremamente simbólico que essa transmissão aconteça na final do Parazão feminino, é um lugar que por muito tempo não teve a presença de mulheres na narração, nos comentários e na reportagem, então vai ser muito bonito, vai ser um momento muito especial pra gente que vai participar disso porque será a nossa voz, a voz feminina que estará presenta na quarta-feira de manhã nos lares paraenses". 

Sobre a partida

Clube do Remo e Paysandu Sport Club se encaram pela medalha de ouro e o troféu da competição, em um cenário de competitividade ao extremo. Ambas as equipes são responsáveis pelas melhores campanhas nesta edição do Parazão feminino, numa jornada invicta e de grandiosidade dentro das quatro linhas.

As leoas buscam o tricampeonato paraense, já as bicolores tentam a revanche, isso porque na temporada de 2022 o Parazão também teve o clássico Re-Pa na final, quando o time azulino venceu os jogos de ida e volta na grande decisão.

Como Leão já está garantido na Série A2 do Brasileirão, o Papão conquistou a vaga direta para a Terceira Divisão do Brasileiro, fato inédito na história do clube.

A partida será em jogo único, em caso de empate após os 90 minutos, a disputa do título será por meio das penalidades máximas.